Vídeo: e-Agro, em Teixeira de Freitas, vai até sábado, 20 de novembro

e-Agro, em Teixeira de Freitas, vai até sábado, 20 de novembro. Foto: OSollo

A realização da e-Agro entre os dias 17 e 20 de novembro, em Teixeira de Freitas, trouxe inovação tecnológica aliada ao desenvolvimento sustentável, por meio de uma série de temas que serão abordados dentro da sua programação, que começou oficialmente na quarta-feira, 17.

A expectativa é que se torne o maior evento da agropecuária em todo o extremo sul baiano, desde a abertura oficial até o seu fechamento, no sábado, 20, com público e estandes de renomadas empresas, como Suzano, Sicoob/Extremo Sul, Fiat Ceolin, entre outras.

A e-Agro é resultado da parceria entre o Sistema Faeb/Senar e Sebrae e do apoio da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria Municipal de Agricultura.

Dr. Humberto Miranda, vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-Ba e presidente da Faeb Bahia. Foto: OSollo

O presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, elogiou a região extremo sul e destacou seus “privilégios” com relação a outras localidades, citando a BR-101 e aeroporto. “É muito bom estarmos realizando esse evento, que trata também de negócios. Um ambiente extremamente propício”, disse.

Alysson Paulinelli, ex-ministro da Agricultura. Foto: OSollo

A palestra da abertura teve como temática “As tendências para o mercado agropecuário e as fazendas do futuro”, assunto discutido pelo fundador da Embrapa, indicado ao Prêmio Nobel da Paz, Alysson Paulinelli. Segundo ele, o extremo sul representa uma “importante trincheira” do setor agropecuário para a produção nacional. “Fico muito feliz porque aqui há uma conjugação de esforços, entre órgãos e entidades, que estão trabalhando para usar todos os potenciais que essa região tem”, comentou.

Dr. Carlos Andrade, presidente da Fecomércio-Ba e do Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia. Foto: OSollo

O presidente da Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), Carlos Andrade, enfatizou a grandeza e o porte da e-Agro. “Nós, do Sebrae, estamos aqui com toda nossa diretoria executiva, trouxemos nossos conselheiros aqui para Teixeira de Freitas, para que vejam o quanto tem crescido essa região. Temos certeza de que é de total sucesso esse evento.”

Dr. Marcelo Belitardo, prefeito de Teixeira de Freitas. Foto: OSollo

Entre as autoridades locais que passaram pelo parque de exposições onde se instalou a e-Agro, o prefeito Marcelo Belitardo parabenizou os idealizadores da feira. Para ele, “a importância desta edição é muito grande, pois movimenta nossa economia de  modo geral. A gente recebe de braços abertos todos os participantes de cidades vizinhas e de todo o estado”, disse.

Josias Gomes, secretário da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e representando o governador Rui Costa. Foto: OSollo

Representando o governador Rui Costa, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, destacou o entrosamento entre o poder público e as entidades de classe. “Quero dizer que durante estivemos no período de pandemia, nosso entrosamento nos permitiu resolver diversos problemas e gargalos. Estou aqui para dizer aos meus colegas e companheiro do campo: temos que estar unidos nesse propósito de promover a agricultura”, disse.

Dorivaldo Neves (Dori), presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Teixeira de Freitas. Foto: OSollo

Dorivaldo “Dori” Neves, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Teixeira de Freitas, lembrou com alegria quando visitou a primeira edição da e-Agro no estado, em Vitória da Conquista, e solicitou na ocasião a realização em Teixeira. “A gente está em festa. Estamos recebendo várias autoridades, estaduais e nacionais. Choveu bastante, mas agora as pessoas vão poder ver essa maravilha. É uma feira com a pegada do futuro”, destacou.

Dr. Marcelo Angênica, prefeito de Itamaraju e presidente da Apes (Associação dos municípios do Extremo Sul da Bahia) acompanhado da secretária de Assistência Social, Fabiana Angênica e de Ivan Favarato, secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Itamaraju. Foto: OSollo

Prestigiando a feira, esteve o prefeito de Itamaraju, Marcelo Angênica. Ele corroborou com a ideia de que o agronegócio sempre foi a “mola propulsora” da economia regional. “Estamos vivendo um bom momento e tenho certeza que eventos como esse só vêm fortalecer. Aqui a gente vai encontrar novidades, oportunidades de negócio e adquirir conhecimento”, enfatizou.

Diretoria e o Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia. Foto: OSollo

Participaram da abertura do evento os prefeitos do Extremo Sul da Bahia acompanhados com sua equipe de secretários e vereadores. Foram eles: Silvio Ramalho, prefeito de Caravelas e presidente do Consórcio de Saúde; Zico de Baiaco, de Alcobaça; Calixto Ribeiro, de Ibirapuã; dr. Marcelo Belitardo, de Teixeira de Freitas; dr. Marcelo Argênica, de Itamaraju e presidente da Apes; Manrick Teixeira, de Vereda e presidente do Consórcio Construir; Mildson Medeiros de Itanhém; Gilvan Silva, de Prado; Octávio Menezes representando o prefeito de Lajedão (Tonzinho).

Composição da mesa o Sr. Dorivaldo Neves (Dori), presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Teixeira de Freitas; Jorge Khoury, diretor superintendente do Sebrae; dr. Carlos Andrade, presidente do Fecomércio-Ba e do Conselho Deliberativo do Sebrae; Alysson Paulinelli, ex-ministro da Agricultura; dr. Humberto Miranda, vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-Ba e presidente da Faeb Bahia; dr. Marcelo Belitardo, prefeito de Teixeira de Freitas; Sandro Regis, deputado estadual e Oziel Oliveira, diretor geral da Adab Bahia. Foto: OSollo

Também estiveram presentes: José Carlos da Rocha, presidente da CDL de Teixeira de Freitas e a diretoria da entidade; Gildeon Batista, presidente da CDL Medeiros Neto; dr. Carlos Andrade, presidente da Fecomércio-BA e do Conselho Deliberativo do Sebrae/Bahia; Jorge Khoury, diretor superintendente do Sebrae/Bahia; dr. Humberto Miranda, vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e presidente da FAEB; Tâmara Pereira, gerente do Sincomércio de Teixeira de Freitas; dr. Alysson Paulinelli, ex-ministro da Agricultura e fundador da Embrapa; Josias Gomes, secretário da SDR e representante do governador Rui Costa; Oziel Oliveira, diretor-geral da Adab; Sandro Régis, deputado estadual; Dorivaldo Neves, presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Teixeira de Freitas; Lutz Viana, diretor executivo do Laticínios Davaca, acompanhado de sua esposa Zezeca Viana e o amigo Romeu Gazinelli, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itanhém; diretoria e Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia; autoridades, representantes de entidades de classes regionais, pecuarista e produtores rurais regionais.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui