Duas a cada três pessoas do público do Rock in Rio avaliam o papel como o produto mais sustentável para embalagens e produtos descartáveis

Duas a cada três pessoas do público do Rock in Rio avaliam o papel como o produto mais sustentável para embalagens e produtos descartáveis
Duas a cada três pessoas do público do Rock in Rio avaliam o papel como o produto mais sustentável para embalagens e produtos descartáveis. Foto Ascom

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto e parceira oficial de sustentabilidade do Rock in Rio Brasil 2022, encomendou uma pesquisa com o instituto Datafolha para entender a opinião e os hábitos de consumo do público do festival em relação à sustentabilidade. O levantamento mostrou que 67% das pessoas entrevistadas considera o papel como o produto mais sustentável para embalagens e produtos descartáveis. Além disso, a maior parte dos respondentes está preocupada com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. A pesquisa, realizada nos dias 2, 3 e 4 de setembro, ouviu 1.221 pessoas com 16 anos ou mais.

Quando questionados sobre quais produtos vem à mente quando se fala em sustentabilidade, produtos de papel, como copos, sacolas e canudos se destacam, com 24% das menções espontâneas. Na sequência aparecem: produtos recicláveis (12%), produtos de plástico, como garrafas, copos e sacolas (9%), produtos biodegradáveis (7%), sacolas ecogab (7%), cosméticos (6%), produtos de alumínio, como latas (5%), entre outras respostas menos citadas. Uma fração de 21% não citou algum produto.

Em relação aos hábitos de consumo, apesar de 66% dos(as) entrevistados(a) costumarem comprar produtos sustentáveis às vezes, 77% afirmam estar muito dispostos(as) a mudar hábitos de consumo para proteger o meio ambiente, e se pudessem escolher, cerca da totalidade (94%) optaria por produtos que trouxessem nas embalagens informações sobre as certificações do produto.

Ainda reforçando a tendência da conscientização do público do Rock in Rio, 69% dos entrevistados(as) avaliam que as atitudes individuais contribuem muito para a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente e 84% avaliam que tomam atitudes mais sustentáveis do que seus pais.

“Os resultados demonstram a importância de agirmos agora. Queremos um protagonismo coletivo para solucionar questões ambientais e sociais tão urgentes, e por isso a Suzano atua em diversas frentes, ajudando a tornar a vida de cada pessoa mais sustentável por meio de nossos produtos. O futuro está em nossas mãos”, afirma Talita Pareja Sato, gerente de Comunicação e Marca da Suzano.

A pesquisa também questionou as pessoas sobre temas relacionados à emissão de carbono. Nove em cada dez pessoas avaliam que as cinco ações pesquisadas para reduzir o impacto das emissões de carbono são eficientes: 96% dizem que comprar produtos com embalagem sustentável reduz o impacto das emissões de carbono, 96% afirmam que diminuir o desperdício reduz o impacto das emissões de carbono, 94% acreditam que dar preferência a empresas sustentáveis reduz o impacto das emissões de carbono, 93% avaliam que dar preferência a energias alternativas, como a biomassa, reduz o impacto das emissões de carbono e 93% entende que optar por meios de transporte alternativos e coletivos reduz o impacto das emissões de carbono.

Outros números relevantes:

83% dos entrevistados estão dispostos a pagar um valor mais alto por um produto ou serviço desde que ele seja sustentável.

46% avaliam que as empresas estão um pouco preocupadas em utilizar embalagens mais sustentáveis. Para 19%, as empresas estão muito preocupadas e para 34%, elas não estão preocupadas.

53% avaliam o impacto das próprias ações e escolhas diárias como positivas para o meio ambiente.

Antes de comprar um produto ou um serviço, a maioria (59%) avalia se ele é sustentável.

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