Dra. Raissa Soares participa do “Encontro Brasil vencendo a covid-19”

 

Veja, no final da matéria, o pronunciamento completo da médica

Dra. Raissa Soares participa do “Encontro Brasil vencendo a covid-19”
Dra. Raissa Soares participa do “Encontro Brasil vencendo a covid-19”. Fotos: reprodução

O presidente Jair Bolsonaro recebeu na segunda-feira, 24 de agosto, em evento no Palácio do Planalto, um grupo de médicos que defende o tratamento precoce da covid-19 com o uso da hidroxicloroquina. Durante a cerimônia, Bolsonaro fez um retrospecto sobre as decisões do Ministério da Saúde a respeito do protocolo de tratamento da doença e lembrou que é o médico que tem a prerrogativa para a prescrição de medicamentos.

Dra. Raissa Soares participa do “Encontro Brasil vencendo a covid-19”
Dra. Raissa Soares participa do “Encontro Brasil vencendo a covid-19”. Foto reprodução

Dentre os médicos de 27 estados que participaram do “Encontro Brasil vencendo a covid-19”, a dra. Raissa Soares, de Porto Seguro, esteve representando a Bahia. Uma das únicas que se pronunciaram durante o evento, dra. Raissa salientou que os profissionais que ali estavam não representam os colegas de profissão na grande massa, “representamos médicos que optaram pela ousadia, representamos os médicos que, independente das evidências lá de abril, ousaram ter lucidez, ousaram aplicar algo que lá no início era uma tentativa”, especificou.

A médica comentou sobre o episódio de seu desligamento do hospital público em Porto Seguro, que, na época, por meio de nota, esclareceu que foi feito em acordo com a profissional, a qual não estaria conseguindo conciliar os plantões na unidade com seus outros trabalhos. Dra. Raissa, em vídeo, coadunou à versão da nota à época.

“E nós fomos açoitados, nós fomos ridicularizados, fomos humilhados, eu fui demitida, quando eu apelo, num gesto de desespero para o presidente, porque nós estávamos batalhando com o protocolo, batalhando com o médicos, mas a gente não consegue a medicação, porque a hidroxicloroquina tinha sido recolhida, tinha sumido”, disse ela em seu discurso.

E prossegue comentando a dificuldade de se trabalhar com o tratamento precoce incluído a hidroxiclorina – cuja eficácia divide opiniões desde abril: “E nós ousamos cuidar de vidas, e perguntaram como é que eu mantinha, como eu seguia, sendo tão açoitada, tão humilhada lá em Porto Seguro, com meus colegas me tratando com nomes que eu não consigo dizer, eu dizia ‘meu proposito é o mesmo desde o início, precisamos salvar as pessoas”.

Emocionada, dra. Raissa declara: “Somos mais de 10 mil médicos ousados, que ousam pela verdade, pela vida, e nós não nos bastamos com evidência, embora, hoje exista. Nós temos evidência 2 A [se referindo ao estudo da Medicina Baseada em Evidências, classificado em níveis] que nos sustenta pra tratar com total propriedade e convicção do que a gente faz”

Sobre o encontro, ela comentou direcionada ao povo brasileiro: “Nação, viemos aqui hoje neste ato simbólico, que eu considero que é profético, é possível mudar essa história, já temos evidência 2 A, podemos e devemos medicar. Pacientes, população, não precisam desesperar com o vírus, morrer de medo deste vírus”. Mas, alerta: “Não brinquem com ele, não estou dizendo aqui que o vírus não mata, estou dizendo aqui que podemos aplicar algo que está embasado em ciência, em mentes brilhantes aqui representadas, que aplicam o tratamento precoce e sabem que a nossa linda e velha hidroxicloroquina consegue reduzir os danos da covid”, e pondera: “Não defendemos um pacotinho único para toda Nação, defendemos um tratamento médico”.

Para finalizar o seu discurso, ela comentou sobre o sucesso do protocolo em Porto Seguro, onde, “atendi mais de mil pessoas com tratamento precoce e, infelizmente, tive um óbito, com lágrimas. Não estamos em festa, isso é um manifesto voluntário, independente, de profissionais que se dispuseram a estar aqui pedindo uma voz, que a lucidez venha à tona, que nós possamos juntos mudar essa nação”.

Dra. Raissa emocionou o país ao convocar todos os presentes para um minuto de silencio em nome das mais de 100 mil vidas perdidas para a covid-19.

Assista ao pronunciamento completo da dra. Raissa Soares:

 

4 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde estou desde o início ouvindo estes áudios de Dra Raissa e sempre choro como estou agora pq vidas são vidas a ela Deus já recomenpesou a missão de médica hj estive com uma moradora de porto ,e disse qdo for passear lá terei que vê lá e agradecer p vida e iniciativa ah se nosso país os médicos todos fossem humanos qto ela não teríamos tantas mortes parabéns!!! Deus os abençoe poderosamente

  2. Política suja msmo isso que aconteceu em Porto Seguro . Fizeram política com o remedio, sumiram com o remédio hidroxi. Isso sim foi claro e evidente. Dra Raíssa exerceu o que foi jurando como médica: Salvar vidas e ser humana e justa. Parabéns dra Raíssa, vc é maravilhosa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui