Domingo marcado por inauguração e festa nas casas populares de Nova Itapetinga

As casas populares de Nova Itapetinga recebeu neste domingo, 06, a sua Unidade de Saúde da Família – USF. A festa foi muito bonita, contou com a participação da Filarmônica 12 de Dezembro, sorteio de calçados doados pelas Vulcabras/Azaleia, organizado pela Enfermeira da unidade Ivelize Ferraz, houve também a final do torneio dos 40.

O prefeito José Carlos Moura e sua esposa, Cida Moura, foram recebidos calorosamente pela comunidade. Muito feliz, o prefeito inaugurou a USF das Populares, que ficou bem centralizada, em frente a Praça Oscar Marbarck, e deverá atender além das casas populares, os moradores adjacentes. O investimento, segundo o secretário de Infraestrutura, Jeremias Filho de Brito, foi de cerca de 220 mil reais só na sua edificação, sendo que deste montante 105 mil reais foram liberados pela SESAB, e a Prefeitura investiu mais de 115 mil reais na construção do imóvel. Anteriormente, a USF funcionava em uma casa alugada e que não comportava espaço suficiente para abrigar toda equipe necessária, as novas instalações proporcionam à comunidade maior conforto e melhores condições de atendimento. A nova instalação possui ampla recepção, três banheiros, salas de coleta, de imunização, de material contaminado, de reunião, de curativo e sutura, de esterilização, de DML, dois consultórios médicos, um consultório odontológico e copa.

A Unidade das casas Populares na Nova Itapetinga recebeu o nome de um servidor público, Edson de Jesus Lima, “Edinho”, que faleceu recentemente. Uma justa homenagem sugerida pelo prefeito José Carlos Moura.

Além dos moradores do bairro e alguns visitantes, também marcaram presença os secretários municipais; os vereadores Zenaide Novais, Valdeir Chagas, Jaci Almeida, Chico do Ferro Velho, Romildo Teixeira e familiares de Edinho.

A nova USF possui a seguinte equipe: enfermeira/coordenadora, Ivelise Ferraz, a médica Taícia, o dentista Danilo, a fisioterapeuta Kaires, técnicos de enfermagem, recepcionista, serviços gerais, atendente de farmácia, oito agentes comunitários de saúde e vigilantes, que prestam serviço á comunidade de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Neste primeiro momento, a médica atenderá em um turno, visto que ainda se encontra amamentando seu filho de três meses, porém, a partir do mês de dezembro a médica Taícia retornará seu atendimento em ambos os turnos. O fisioterapeuta fará seu atendimento uma vez por semana e efetuará visitas domiciliares.

Segunda a secretária de Saúde, Zoraide Cruz, a unidade vai atender uma comunidade composta por cerca de quatro mil e quinhentas pessoas. Ela informou ainda que a territorialização é um dos princípios estruturantes do atendimento e da organização do processo de trabalho em saúde da família, pois diz respeito ao conhecimento dos profissionais em relação ao espaço onde trabalham, bem como da dinâmica social e sanitária. A partir da delimitação do território da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde, é possível identificar os principais problemas de saúde que afetam a comunidade, analisar e compreender os principais agravos da população, permitindo elaborar diagnósticos e avaliações permanentes, bem como planejar e desenvolver ações de saúde coerentes com a realidade vivida por essa população. Para Zoraide Cruz, a abordagem domiciliar fortalece os pilares da humanização no tratamento, estabelecendo um vínculo consistente entre o binômio paciente/família e o centro de assistência, condição fundamental para a excelência no padrão de tratamento e a garantia de boa qualidade de vida ao paciente.

Em seu pronunciamento o prefeito José Carlos Moura destacou todo empenho para entregar a comunidade mais um beneficio, e lembrou que em breve a Nova Itapetinga terá a UPA em pleno funcionamento. “É muito gratificante contribuirmos com a nossa cidade. Eu só tenho a agradecer a Deus pelos benefícios que temos conseguido, meu empenho é constante, eu não fiz promessas, mas tenho compromisso com essa cidade que me fez prefeito e vou continuar honrando e lutando para trazer muito mais. A UPA já está praticamente pronta, e em breve a Nova Itapetinga terá uma unidade de pronto atendimento para atender essa população”. Ele também destacou a homenagem ao mestre de obras Edinho. “Eu me emociono porque esse PSF tem história, e Edinho participou desde o inicio da obra. Ele era um dos que me cobrava, falava sempre que a população precisava da sua unidade, pois, a casa onde funcionava não comportava mais os atendimentos”, lembrou o prefeito.

Uma das filhas Edinho, Syntia Dias, usou a palavra e agradeceu em nome de sua mãe e de seus irmãos a homenagem feita a seu pai.

Para D. Mara José, moradora das populares, a unidade vai contribuir em muito com a comunidade. “Nós queremos agradecer ao prefeito por esse investimento aqui, e que ele continue assim, fazendo pelos menos favorecidos”. Sr Almir, morador há mais de 30 anos, estava muito satisfeito. “É muita alegria e felicidade pra nós aqui. Agradecemos os prefeito Zé Carlos Moura e a primeira dama, Cida Moura, pessoas iguais a eles não existe, são bons de mais, tem feito muito por nós”, finalizou.

Edson de Jesus Lima

Edson de Jesus Lima era baiano, natural de Irajuba-Santa Inês, nascido em 16/12/1954, um dos sete filhos de Sr. Glicério Morais Lima e D. Judite Maria de Jesus. Chegou a Itapetinga ainda criança, no final da década de 50. Foi casado com Dinalva de Oliveira Dia Lima e é pai de quatro filhos, Lilian Dias Lima, Cristian Dia Lima (in memorian), Syntia Dias Lima e Elvis Dias Lima. Foram 33 anos de casamento, onde deixou saudades por ter sido um exímio pai de família, marido dedicado, brincalhão. Começou a trabalhar na Prefeitura no final da década de 70, de carteira assinada foram trinta e três anos dedicados ao serviço público, onde começou ao lado de seu pai, como ajudante de pedreiro, depois passou a ser pedreiro, mestre de obras, e assim foi trilhando sua vida profissional com dedicação, tendo se despedido dela com supervisor de Obras. Excelente servidor público, que deixou sua marca em vários cantos desta cidade, onde viu nascer muitos projetos, acompanhou e participou da execução dos mesmos. Dedicou sua vida a duas coisas que amava muito, ua família e seu trabalho.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui