A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) convida a todos os docentes, discentes e demais interessados a participarem do seu primeiro evento sobre doação de sangue, órgãos e medula óssea. O Projeto Doe Vida 2018 acontecerá no Campus Paulo Freire em Teixeira de Freitas, no próximo dia 27, das 08h às 18h.
O evento contará ainda com palestras e minicursos, rodas de conversas, e mais. Para doar, é preciso estar portando um documento oficial de identificação com foto; ter entre 18 e 70 anos, sendo que primeira doação deve ser feita antes dos 60 anos; estar alimentado, evitando alimentos gordurosos antes da doação; estar descansado e ter dormido ao menos 6 horas nas últimas 24 horas; ter peso igual ou superior à 50 quilos e estar em boas condições de saúde; jovens entre 16 e 18 anos incompletos precisam da autorização dos responsáveis.
Para se inscrever, acesse o site do evento [CLIQUE AQUI].
O PROJETO
A tarefa de captar doadores na realidade brasileira não é algo fácil, simples, estático. Requer técnicas que venham proporcionar conhecimento, entendimento dos aspectos sociais, econômicos, culturais e políticos que envolvem e influenciam a doação espontânea, e como esta poderá ser concebida como uma questão de participação, compromisso e responsabilidade social.
A educação em saúde é parte do processo de pensar o real e criar estratégias de transformação, e precisa ser compartilhada por todos os profissionais que atuam na área. Necessário se faz planejar e desenvolver atividades pedagógicas que leve a população a refletir, a ter conhecimentos, informações que quebrem os medos, dúvidas e inseguranças, e fortaleçam o desejo consciente de doar, de participar ativamente.
Partindo da característica-chave da atividade de captação de doadores, que é o transformar, inovar, mais um debate inicia-se, no que se refere à importância da junção de diversos saberes, da inserção de novos atores no processo da Promoção da Doação Voluntária de Sangue, Órgãos e Medula Óssea.
Apoio
Pesquisa: Doe Vida UFSB – bit.ly/doevida2018