A Fundação Hemoba começa o mês de junho fazendo um alerta à população do estado da Bahia. Os estoques de sangue para o atendimento das demandas transfusionais permanecem em estado crítico.
A instituição precisa da mobilização dos doadores para se preparar para o potencial aumento da demanda por hemocomponentes durante o mês que é marcado pelas festas de São João, brincadeiras com fogos e, em especial neste ano, a realização de jogos da Copa América na capital baiana.
Segunda a diretora de hemoterapia, Rivania Andrade, o apoio da população é indispensável neste momento.
“A Hemoba está toda enfeitada para recepcionar a festa da solidariedade. Nos meses de março e abril sentimos uma redução de candidatos à doação, mas a necessidade de sangue é diária. Precisamos recuperar a frequência dos nossos doadores para garantir a assistência adequada durante o São João” – afirma a médica responsável pelo serviço.
Para doar sangue
O voluntário deve estar:
- em boas condições de saúde
- pesar acima de 50 quilos
- ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal.
É necessário estar descansado (ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h) e bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.
Veja onde doar:
- Hemocentro Regional do Extremo Sul – Eunápolis
Endereço:
Avenida Brilhante, s/n – Pequi, CEP: 45.820-970
Tel.: (73) 3281-3260 Fax (73) 3261-1845
Funcionamento:
Segunda a sexta-feira – 8h às 12h e 13h às 18h (o atendimento está temporariamente suspenso às quintas-feiras) - UCT Hemoba – Teixeira de Freitas
Endereço:
Rua Massanore Nagão, nº. 365, Centro – Cep: 45.985-198
Tel.: (73) 3011-2739 / 2740
Funcionamento:
Segunda a sexta-feira – 8h às 12h e 13h às 17h
Os endereços e horários de funcionamento das outras unidades de coleta estão disponíveis no site da Hemoba (www.hemoba.ba.gov.br).
Mais informações também podem ser acessadas através das páginas oficiais da Fundação no Facebook (fb.com/hemoba) e no Instagram (@hemobaoficial).
Imagem: Divulgação