Direção da Policlínica de Teixeira de Freitas faz balanço sobre os primeiros meses de atividade

Direção da Policlínica de Teixeira de Freitas faz balanço sobre os primeiros meses de atividade
Faxada da Policlínica de Teixeira de Freitas. Foto: Wesley Morau/ OSollo.

O jornalismo d’OSollo conversou com a diretora-geral da Policlínica Regional de Teixeira de Freitas, dra. Lizandra Amim, e o diretor assistencial, dr. Ronaldo de Toledo, sobre os atendimentos nestes dois primeiros meses de atividades.

Em Teixeira de Freitas, a policlínica está localizada na avenida Presidente Getúlio Vargas, no bairro Bela Vista, onde atende moradores de outros 12 municípios: Itanhém, Medeiros Neto, Vereda, Lajedão, Ibirapuã, Caravelas, Nova Viçosa, Mucuri, Prado, Alcobaça, Itamaraju e Jucuruçu.

Direção da Policlínica de Teixeira de Freitas faz balanço sobre os primeiros meses de atividade
Dra. Lizandra Amim, diretora-geral da Policlínica. Fotos Lenio Cidreira/OSollo

Em um balanço parcial de 44 dias úteis, a dra. Lizandra Amim, diretora-geral da Policlínica, disse que a Policlínica já ofertou 5.787 consultas médicas de especialidades e, nessa mesma proporção, já ofertou 5.483 tipos de exames, entre eles, eletrocardiogramas, mamografias, raios-X, ressonâncias, tomografias e ultrassonografias.

A dra. Lizandra explicou ainda que a policlínica já passou das sete mil consultas ofertadas, e completou: “não vamos precisar ficar muito preocupados com esse número, porque a meta vai ser sempre alcançada, mesmo a gente tendo dificuldade inicial para contratação de algumas especialidades médicas. Por exemplo, tinham cinco especialidades nesse período que ainda não tínhamos, estavam no processo final de contratação, e nós já alcançamos cinco mil, então é uma meta muita viável de se alcançar aqui na Policlínica”.

Direção da Policlínica de Teixeira de Freitas faz balanço sobre os primeiros meses de atividade
Pacientes aguardam seu horário na policlínica

Quanto ao método de marcação via Secretarias de Saúde dos municípios consorciados, ela disse: “Eu acredito que tanto a policlínica, como o município, estão andando para a perfeição nesse processo, mas, a gente sempre brinca que é um processo que nós estamos andando trocando pneu com carro em movimento, então, as secretarias municipais também estão fazendo o seu processo de trabalho. Tem dado certo, sim, a marcação, porque o paciente não precisa sair do município distante e vir para Teixeira de Freitas pra conseguir seu exame, ele procura sua secretaria, ele não precisa sair de madrugada pra realizar a busca da vaga da sua consulta”.

Dra. Lizandra também falou a respeito do comentário que estaria sendo abordado na cidade sobre um suposto não funcionamento da policlínica. “Me deixa muito surpresa esse tipo de comentário, porque, graças Deus, desde que iniciamos, nós trabalhamos com muita transparência. A policlínica vem de uma necessidade não só da região aqui do Extremo Sul, mas, em especial, para o Extremo Sul, ela vem pra preencher uma lacuna, um hiato que não existia na atenção básica e o Hospital. Não se imaginava que nós iríamos realizar exames de tamanha complexidade, com total equipamento de ponta, com médicos com total gabarito, como é na policlínica, e sem fila”.

Direção da Policlínica de Teixeira de Freitas faz balanço sobre os primeiros meses de atividade
A meta de 7.000 atendimentos ao mês será facilmente alcançada, pois, operando sem todas as especialidades neste começo, chegaram a 5 mil atendimentos

Ela esclarece sobre a metodologia de atendimento, a qual é totalmente organizada, sendo que o paciente passa pelas Unidades de Atenção Básica (UBS) de seu município, profissionais identificam a necessidade, que é encaminhada à Secretaria de Saúde, a qual agenda o atendimento do cidadão, que, ainda, conta com transporte que o deixa na hora certa e o leva de volta para casa ao término de sua consulta. Conforme explicado desde o anúncio da inauguração, a policlínica não atende urgência e emergência, isso é função do hospital municipal e da UPA, na policlínica apenas atendimentos agendados: “Estamos funcionando, sim, desde o dia 20 de novembro de 2018, tudo direitinho e convidamos toda a população que tiver com algum tipo de dúvida ou que queira realmente conhecer a Policlínica, nós fazemos visitas guiadas, para que esse mal entendido pare de acontecer, porque a Policlínica tem esse processo [de agendamento], ela é muita grande, mas, a gente consegue acolher todo o nosso paciente com qualidade”.

Ainda falando da estrutura da policlínica, a dra. Lizandra comentou o tempo necessário para uma consulta. Segundo ela, isso varia muito, “temos uma estimativa para alguns profissionais que varia de 15, 20 e 25 minutos, mas, isso não é uma regra, nós já estivemos em situação em que o médico teve que disponibilizar para o atendimento qualificado, de 1h30, ou seja, ele trabalhou, fez o seu atendimento, chamou o outro profissional que estava na casa, outro médico e fez o atendimento, interdisciplinar e multidisciplinar. Nós explicamos para os pacientes que haverá um atraso, caso ele requeira uma atenção diferenciada, e todos os pacientes conseguem entender isso”, concluiu.

Direção da Policlínica de Teixeira de Freitas faz balanço sobre os primeiros meses de atividade
Dr. Ronaldo de Toledo, diretor assistencial

O diretor assistencial, dr. Ronaldo de Toledo, disse que a casa está atuando com 14 especialidades médicas, dentre consultas e realização de exames. De acordo com ele, foi lançado um edital essa semana e cinco especialidades serão acrescentadas, “totalizando dezenove especialidades, e existem mais três, dentre consultas e exames, que vão ser contratadas mais adiante”, afirma.

Conforme dr. Ronaldo, todos os exames de imagens estão disponíveis, no entanto, “alguns exames de especialidade médica ainda não estão, mas, ainda vão ser contratados. Hoje, disponibilizamos tomografia, ultrassonografia, teste de esforço, ergometria, eletrocardiograma, raio-X, então tem uma série de exames disponíveis, a gente ainda precisa ajustar a parte final, que é o ecocardiograma e a parte de endoscopia, que já está em andamento, já está elaborado o edital pra isso, na esperança de contratar esses profissionais que estão faltando”.

Quanto ao setor de pé diabético, dr. Ronaldo conta que “temos um angiologista, cirurgião vascular, o dr. Marcelo, que faz atendimento e avaliação de lesão de pé diabético. Vai ser feito uma grande quantidade de atendimentos, esses pacientes vão ser tratados aqui mesmo, com limpeza de pé diabético, desbridamento”.

O dr. Ronaldo de Toledo acrescentou que a policlínica atende o paciente no foco da humanização. “O paciente vem no transporte de qualidade, vem com horário marcado, ele não espera pra ser atendido, é atendido com calma, sana todas as suas demandas, volta satisfeito. Faço um levantamento nesse tempo de inauguração da policlínica como excelente”, finaliza.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui