Diplomação e posse de Marizete Carletto é marcada por recepção calorosa

Diplomação e posse de Marizete Carletto é marcada por recepção calorosaCentenas de pessoas lotaram as imediações da Praça Castelo Branco na manhã dessa segunda-feira, 31. O motivo de tanta euforia foi a diplomação e posse da primeira prefeita de Itamaraju, Marizete Carletto (PSL), e seu vice, Rômulo Vieira (PPS).

Após a vitória, no dia 20 de maio, na votação dos embargos movidos pelos advogados dos ex-prefeitos Dílson Batista Santiago e Pedro da Campineira, criou-se uma grande expectativa em torno da diplomação e posse de Marizete e seu vice. Especulações davam conta que a atual prefeita chegaria a não assumir o executivo municipal, devido um pedido de liminar feito por Pedro da Campineira no Tribunal Superior Eleitoral.

Diplomação e posse de Marizete Carletto é marcada por recepção calorosaAo contrário do que se comentava nos bastidores políticos, Marizete Carletto e Rômulo Vieira foram diplomados e empossados na manhã dessa segunda-feira, 31, mediante a uma recepção calorosa da população itamarajuense.

Para conter a emoção dos populares e inibir ações de vandalismo, a 43ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) montou um esquema de segurança especial no Fórum e na Câmara Municipal. O esquema foi montado com 45 soldados e 27 alunos do curso de formação de soldados já empregados em caráter de estágio, a PM ainda contou com o apoio de 3 guarnições da Companhia Especial da Mata Atlântica – CAEMA.

Diplomação e posse de Marizete Carletto é marcada por recepção calorosaComo havia sido adiantado advogado que representa os interesses de Marizete Carletto, Wanderson da Rocha Leite, a diplomação dos novos gestores ocorreu por volta das 10 horas no Fórum Municipal de Itamaraju. A solenidade foi presidida pelo juiz eleitoral substituto da 172° Zona Eleitoral de Itamaraju, Rodrigo Quadro de Carvalho.

Diplomados, Marizete e Rômulo seguiram para o plenário da Câmara Municipal, onde foram empossados pelo presidente do legislativo, o vereador George Passos (PMN).

Assim como na diplomação, a solenidade de posse contou com a presença de diversas autoridades de Itamaraju e região, dentre eles o deputados estaduais Ronaldo Carletto e Luiz Augusto, o deputado federal, João Leão, o presidente da União dos Vereadores da Bahia – UVB, Vasco Queiroz, o secretário estadual de Infraestrutura, Wilson Alves de Brito Filho, e o superintendente parlamentar da Assembléia Legislativa, Rafael. Também estavam presentes, o juiz da comarca teixeirense, Ronei Cunha, o comandante da 43ª CIPM, major Magalhães, e o delegado da Polícia Civil de Itamaraju, Gean Nascimento.

Em sua fala, o juiz Ronei Cunha questionou a ausência de 6 dos 10 vereadores itamarajuenses, e disparou: “os 6 podem representar tudo, menos o povo de Itamaraju”, disse.

O juiz Ronei ainda completou pedindo a Marizette que não se assustasse com o que ele chamou de falta de educação. “Não se assuste Marizete, na vida nem sempre o que vale é quantidade e sim a qualidade”, concluiu.

Os 4 vereadores presentes, George Passos, Damião Fonseca Dias, Élan Wagner e Clemildes Nunes se pronunciaram e parabenizaram a atual prefeita pelo feito histórico, assumindo a cadeira do executivo municipal como a primeira mulher a governar o município. A vereadora Clemildes lembrou que as mulheres ocupam apenas 12% das cadeiras políticas e representam 51% do eleitorado brasileiro. Feliz com a conquista de Marizete, Clemildes disse esperar que a prefeita deve ser tomada como exemplo de luta da classe feminina.

Durante seu pronunciamento, o deputado Ronaldo Carletto falou das dificuldades encontradas por ele para realizar convênios com a Prefeitura de Itamaraju durante a gestão passada, e observou os 4 anos em que pode estabelecer parceria com o executivo municipal, quando trouxe para Itamaraju R$ 42 milhões em obras. Ronaldo ainda anunciou a obra de iluminação do Bairro Tacizão ao trevo, a execução do projeto de iluminação foi liberado pelo secretário Wilsinho minutos depois da diplomação de Marizete. O deputado também lembrou o pedido de liminar feito por Pedro, e afirmou que a batalha jurídica ainda não acabou.

O vice-prefeito, Rômulo Vieira, iniciou seu discurso agradecendo a Deus, pelo seu perfeito estado de saúde restaurado recentemente. Quanto a gestão municipal, Rômulo demonstrou, acima de tudo, ser um grande companheiro de luta de Marizete, prometendo juntos buscar melhorias para o município.

Diplomação e posse de Marizete Carletto é marcada por recepção calorosaJá a prefeita Marizete Carletto, pediu paciência aos munícipes, e disse que colocar a casa em ordem requer tempo. Afirmou ainda que Itamaraju se libertou de uma fase sofrida e que agora os compromissos serão honrados.

Ainda segundo a prefeita, a sua gestão valorizará o funcionalismo e o pagamento será uma prioridade. Marizete também disse tentar resgatar a cultura itamarajuense e melhorar o sistema municipal de ensino e da saúde. O esporte também está incluso na busca de melhorias da nova prefeita, que disse não guardar magoa de adversários políticos. “Eu rezo por aqueles que me odeiam”, afirmou.

Encerrada a solenidade de posse, Marizete e Rômulo se dirigiram ao Centro Administrativo, onde fizeram uma espécie de vistoria. O advogado Wanderson declarou à imprensa que uma das primeiras medidas da atual prefeita será a análise de todos os contratos da Prefeitura, para que a partir de então Marizete e Rômulo deem início a uma nova gestão.

 

Fonte: Uinderlei Guimarães / Sulbahia News


Conheça os nomes do 1º escalão da nova gestão

Secretário de Administração – Jorge Kalid Filho

Secretário de Governo – Olisando Pinto Nogueira, ex-prefeito de Macarani

Secretário de Finanças – Geraldo Rodrigues

Secretário de Obras – Ozenilto Pereira de Oliveira

Secretário de Saúde –  Rômulo Vieira (vice-prefeito)

Secretária de Ação Social – Anelice dos Santos Oliveira

Secretário de Agricultura – Antonio da Silva Pires

Assessoria Jurídica – Wanderson da Rocha Leite

Tesouraria – Antonio Hertz Fontoura

Tributação – Heitor Malaquias Nascimento

Departamento de Gestão Agrária – Natanael Ferreira de Souza

Assessoria de Imprensa – Maxuel Costa de Oliveira

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui