Dilma: “Não há a menor hipótese de tirarem o Temer”

Dilma: “Não há a menor hipótese de tirarem o Temer”
Foto: Jorge William / Agência O Globo

Para Dilma, Temer teve “sincericídio brutal”: “Confissão de golpe feita pelo próprio autor”

A ex-presidente Dilma Rousseff afirmou, nesta sexta-feira (21), que não vê qualquer possibilidade de o seu sucessor e ex-vice, Michel Temer, não concluir o mandato. “Não existe a menor hipótese de tirarem o Temer. Não vão, não. É o cara que está fazendo o trabalho sujo. Enquanto ele estiver fazendo esse serviço, a aliança que o sustenta não deixa ele cair. Enquanto isso, aumenta o desgaste político e econômico do país”, declarou a ex-presidente em palestra organizada pelo coletivo “Boston contra o golpe”, nos Estados Unidos.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisa pedido de cassação da chapa encabeçada pelos dois em 2014. O julgamento foi iniciado na primeira semana de abril, mas só deve ser retomado em meados de maio.

Durante o debate, a ex-presidente chamou de “sincericídio brutal” a declaração de Temer, em entrevista à TV Bandeirantes, de que ela sofreu impeachment porque o PT se recusou a salvar o mandato de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no Conselho de Ética. “Temer teve um sincericídio brutal. Eu fiquei perplexa”, disse. “Todo mundo sabia disso em Brasília”, acrescentou. Para ela, o episódio chama a atenção por se tratar de “uma confissão de que houve um golpe feita pelo próprio autor”.

Dilma contou que se arrepende de ter feito aliança com o peemedebista e que jamais teria se aproximado dele se soubesse do seu “nível de absurda traição”. “Ele não tinha voto nem para deputado federal”, ironizou.

Para ela, o país vive um momento perigoso de desqualificação da política e dos políticos. “A elite golpista quer tornar a política irrelevante, criando-se condições a uma despolitização grande para surgimento de salvadorezinhos da pátria”, declarou. Embora tenha desconversado sobre a hipótese de voltar a disputar a eleição, a petista afirmou que continuará a fazer política, com ou sem mandato. “Dos 15 aos 63, eu não tive cargo político e fiz política o tempo inteiro. Até fui presa, veja só. Eu vou fazer política.”

Dilma tem passado pelas principais universidades dos Estados Unidos, onde tem se encontrado com professores, estudantes e representantes de entidades denunciando que foi deposta não por um processo de impeachment, mas por um “golpe” parlamentar.

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui