Diferença de Dilma para Serra cai para 4 pontos

Diferença de Dilma para Serra cai para 4 pontosCNT/SENSUS Pela margem de erro, candidatos estariam em empate técnico

Pesquisa Sensus, encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e divulgada ontem, mostra que a candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, aparece à frente de José Serra (PSDB) na disputa do segundo turno, mas a diferença entre os dois está dentro da margem de erro, de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Quando considerados os votos totais, Dilma tem 46,8% e Serra 42,7%%. Nulos e brancos são 4%, e indecisos 6,6%. No primeiro turno, Dilma teve 42,85% dos votos totais, contra 29,8% de Serra, 17,7% de Marina e 8,6% de nulos e brancos.

Considerando apenas os votos válidos – excluindo-se brancos e nulos –, Dilma tem 52,3% das preferências, contra 47,7% do tucano. A diferença, no entanto, é menor do que aquela verificada entre os dois candidatos no primeiro turno. Na apuração, o Tribunal Superior Eleitoral conferiu 46,9% dos votos para Dilma, 32,6% para Serra e 19,33% para Marina Silva (PV).

Ibope e Vox Populi outros dois institutos, Ibope e Vox Populi, divulgaram pesquisas sobre o segundo turno na quarta-feira, colocando a petista à frente, fora da margem de erro. Pelo Ibope, Dilma tem49% e Serra 43%. Nulos e brancos são 5%, e indecisos, 3%.Nos votos válidos, o placar é de 53% a 47% para Dilma.

Já o Vox Populi registrou uma diferença maior: 54,5% dos votos válidos para Dilma e 45,5% para Serra. Nos votos totais, a petista tem 48% e o tucano 40%.

A pesquisa Sensus está registrada no TSE sob o número 35.560/2010 e tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Foram entrevistadas duas mil pessoas no período entre 11 e 13 de outubro.

Dilma Rousseff não quis comentar a pesquisa CNT/Sensus. “Nos últimos quatro meses, tenho uma resposta e reitero-a. Eu não comento pesquisa.

Segundo turno é segundo turno”, argumentou Dilma, após participar em evento, em Brasília, no qual recebeu mais uma vez o apoio informal do PP.

José Serra também não quis comentar as pesquisas de quarta e de ontem, ao participar de evento de luta contra a Aids, em São Paulo.

Regiões Pesquisa Sensus mostra José Serra na liderança das regiões Sul e Norte/Centro-Oeste. Já Dilma Rousseff está à frente no Nordeste e há empate técnico entre os dois, com Serra numericamente em primeiro, no Sudeste.

A maior vantagem do tucano é no Sul, onde ele tem 56% das intenções de voto, contra 36,4% de Dilma. No Norte/Centro-Oeste, ele tem 45,7% e ela 40,7%. Já no Sudeste, Serra aparece com 44,7%, enquanto Dilma tem 43,3%.

No Nordeste, Dilma tem 60,7% e Serra 31,1%. A pesquisa revelou também alto índice de solidificação na preferência do eleitorado. Os índices na pesquisa espontânea, quandoumalista com os nomes dos candidatos não é apresentada aos entrevistados, mostram Dilma com 44,5% e 40,4% Serra. Outros nomes foram citados por 0,6% e brancos e nulos são 4%. Indecisos chegam a 10,6%. São percentuais parecidos aos da pesquisa estimulada, em que Dilma tem 46,8% e Serra 42,7%.

14,9% dos eleitores acham que Dilma se saiu melhor no debate de domingo. Serra ficou com 12,4%

Fonte: Folha Press e agências O Globo e A Tarde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui