Dicionário do Google define professora como prostituta

Classificação é explicada como sendo um ‘brasileirismo’; outros dicionários online fornecem definições semelhantes

Imagens: Reprodução

O Google está oferecendo aos usuários uma definição polêmica na busca pelo significado de professora em seu dicionário virtual.

Ao digitar “professora significado” no buscador, o usuário recebe duas definições. A primeira indica que é uma “mulher que ensina ou exerce o professorado”, enquanto a segunda, a classifica como “prostituta com quem adolescentes se iniciam na vida sexual”.

 

Esta última é classificada como um “brasileirismo”, ou seja, um fato de linguagem próprio do português do Brasil. Ainda mais chocante é a diferença quando se pesquisa por “professor” (no masculino) no mesmo mecanismo:

  1. aquele que professa uma crença, uma religião.
  2. aquele que ensina, ministra aulas (em escola, colégio, universidade, curso ou particularmente); mestre.

A justificativa do Google para a definição equivocada e até sexista é que os resultados da pesquisa no dicionário virtual vêm de parceiros locais e globais confiáveis. Levando isso em conta, o Olhar Digital buscou pelo significado de “professora” em alguns dicionários online.

O “Michaelis”, em seu dicionário online, informa que a palavra “professora”, seguindo um regionalismo do nordeste, significa “Prostituta que inicia adolescente na vida sexual”- igual ao Google.

Reprodução

Da mesma forma, o “Dicio” mostra na parte de “Informações relevantes” a seguinte definição: “[Uso regional, Nordeste] Palavra com uso pejorativo, em algumas regiões do Brasil, para se referir à pessoa com quem se teve a primeira relação sexual”.

Reprodução

Veja o comunicado oficial enviado pelo Google ao jornal Extra:

Trabalhamos com vários parceiros locais e globais para fornecer informações e serviços que os usuários procuram e licenciamos seu conteúdo para oferecer respostas úteis diretamente na página de resultados da Busca, incluindo dicionários”.

Fonte: Olhar Digital
Via: Extra

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui