Dicas ocultas para suicídio são descobertos em vídeos no YouTube Kids

Informações perturbadoras escondidas em conteúdos da plataforma, infelizmente, não são novidade. YouTube garante que vai tomar providências

Dicas ocultas para suicídio são descobertos em vídeos no YouTube Kids
Foto: Reprodução

O grande volume de minutos carregados todos os dias no YouTube torna cada vez mais difícil o trabalho de controle do conteúdo compartilhado. Anteriormente, uma rede de pedófilos foi descoberta enviando material à versão do aplicativo para crianças, além de uma outra falha que recomendava vídeos conspiratórios aos pequenos. Infelizmente, os problemas não pararam por aí: agora, o YouTube Kids está contaminado com conteúdos que possuem instruções escondidas para suicídio.

O site Genbeta informou que as “dicas” de suicídio foram denunciadas pela pediatra Free N. Hess, a partir do seu site, o Pedimom. Ela relata que começou a assistir a desenhos animados com seu filho no canal enquanto tentava estancar um sangramento no nariz. Quando o vídeo passava dos quatro minutos de duração, ela observou um corte repentino para um clipe em que  um homem simulava cortar o próprio pulso: “Lembrem-se, crianças! De lado para chamar atenção, profundo para obter melhores resultados”, ele aconselha.

A mulher declarou ter ficado “perturbada, triste e desapontada”. Por outro lado, afirmou ter ficado aliviada por ter visto o vídeo com seus próprios olhos, para que pudesse tomar “atitudes apropriadas para proteger” sua família. Ela eliminou o aplicativo do YouTube Kids e proibiu sua utilização em casa.

Horas depois de ter denunciado o conteúdo, ele desapareceu do YouTUbe Kids. Infelizmente, porém, a questão não foi totalmente resolvida. Outros pais também encontraram mais vídeos de desenhos animados com a mesma cena no seu interior.

A pessoa que aparece na gravação dando orientações para cortar os pulsos é o youtuber Filthy Frank, dono de um canal com mais de seis milhões de inscritos e que reconhece ser “a encarnação de tudo que uma pessoa não deveria ser”. É uma prova de que existem indivíduos que incluem informação perturbadora em vídeos para crianças por prazer e diversão.

O Genbeta entrou em contato com o YouTube, e um representante assegurou que “apreciam os feedbacks” e que levam-nos muito a sério: “Agradecemos as pessoas que nos notificam sobre conteúdo problemático e possibilitamos que qualquer pessoa marque um vídeo impróprio. Eles são verificados manualmente 24 horas por dia, 7 dias por semana, e os vídeos que não pertencem ao aplicativo são excluídos.”

Além disso, a nota garante trabalhar para fornecer um conteúdo apropriado para as famílias: “Também estamos investindo em novos controles para pais, incluindo a capacidade de selecionar manualmente vídeos e canais no aplicativo. Estamos fazendo melhorias constantes em nossos sistemas e reconhecemos que há mais trabalho a ser feito.”

Fonte: Pedimom.com / Via Genbeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui