Dia Nacional de combate ao câncer é comemorado na segunda-feira (27)

 

Dia nacional de combate ao câncer. Foto reprodução

A data foi instituída há 29 anos pelo Ministério da Saúde e visa a conscientização sobre a importância de prevenir a doença.

O câncer é uma doença formada pelo grande crescimento de células doentes em tecidos e órgãos do corpo. De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer José Alencar da Silva (INCA), a doença pode surgir em qualquer parte do corpo, sendo alguns órgãos mais afetados que outros, como: pulmão, mama, colo do útero, próstata, cólon e reto (intestino grosso), pele, estômago.

 Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em quinze anos o número de mortes por câncer aumentou 31% no Brasil. Em 2015, foram registrados cerca de 223,4 mil casos da doença.

Para o Drº Rodrigo Bretas de Abreu, médico Patologista, Diretor técnico do Laboratório Examinare, é importante que as pessoas se conscientizem sobre a prevenção, pois um diagnóstico precoce aumenta a chance de cura.

“É importante que homens e mulheres realizem periodicamente os exames básicos preventivos de câncer, como neoplasia de próstata, toque retal, dosagem de hormônios no sangue, preventivo e também, autoexame da mama e a mamografia, pois em muitos casos é possível conseguir a cura do paciente ou pelo menos uma sobrevida maior e com melhor qualidade de vida nesse período, uma vez que vários tipos da doença já existem cura, principalmente quando diagnosticados no início”, pontua o Drº.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui