Neste Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto, a Suzano – maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto – reafirma seu compromisso com as comunidades tradicionais indígenas, destacando os resultados positivos das ações de relacionamento com as comunidades indígenas nos municípios de Prado, Itamaraju e Alcobaça, no Extremo Sul da Bahia, e que fazem parte da área de atuação da empresa.
Uma das iniciativas de destaque é o Projeto Kijêtxawê, que contempla todas as comunidades indígenas com a doação de material de apoio educativo para as crianças e adolescentes matriculadas em escolas públicas, sejam elas estaduais ou municipais. Além disso, também há ações de incentivo e garantia de direitos e diálogo permanente, realizado de forma culturalmente apropriada, com base na confiança e respeito mútuo.
“Todas as ações são devidamente alinhadas com as lideranças indígenas, respeitando as especificidades de cada comunidade e baseadas nos mapeamentos da diversidade do ambiente escolar, inventário social e planejamento interno da empresa. Além de ser uma ação transversal que atende todas as comunidades, a mesma oportuniza o diálogo ativo através de reuniões sistêmicas com a comunidade e suas devidas lideranças”, explica o analista de Relacionamento Social da Suzano, Elton Ray Silva Santiago.
Outra medida viabilizada pela Suzano é a disponibilização de transporte, com agendas previamente definidas para alcançar os objetivos pretendidos de forma pacífica e ordeira, devidamente alinhada e acordada com as lideranças que visam oportunizar o acesso e assegurar que os direitos indígenas sejam concretizados pelo poder público. A Suzano também mantém diálogo transparente com as comunidades indígenas na área de atuação da empresa, por meio de visitas e reuniões sistematizadas nas comunidades, além de reuniões pontuais quando solicitadas, realizadas de forma individual ou coletiva através de seus movimentos, ou Conselhos.
“O diálogo estabelece uma relação ética e transparente da empresa com a comunidade e contribui para a compreensão do universo de resultados alcançados por esta aproximação, possibilitando assim a identificação de reais demandas, o engajamento e relacionamento, além de colaborar com o gerenciamento de potenciais e reais impactos das operações da empresa”, conclui Andreone dos Santos Souza, coordenador de Relacionamento Social da Suzano.