Dia dos Pais: enquete revela o que eles querem ganhar

Roupa, sapato, perfume ou eletrônico? Para ajudar os filhos na hora da escolha, a reportagem fez uma pesquisa no seu site e no Facebook para saber o que os pais querem ganhar de presente no próximo domingo. Confira o resultado!

CD, livro, meia, cueca e gravata. Se você, assim como boa parte dos brasileiros, ainda não comprou o presente do Dia dos Pais esqueça as sugestões acima. A reportagem foi atrás dos papais para saber o que eles querem ganhar no domingo e descobriu que hoje eles estão mais modernos e também mais exigentes. Portanto, nada de lembrancinhas ou coisas do passado. Uma enquete rápida feita no site e no Facebook do jornal revelou o que os pais querem ganhar de verdade no dia deles.

No topo da lista, que contou com mais de 30 comentários no total, estão os produtos eletrônicos. Entre eles, o celular é o objeto mais desejado pelos papais. E engana-se quem pensa que eles querem qualquer modelo. Quanto mais funcionalidades, melhor.

No Facebook, Beto Serralheiro, por exemplo, disse que o celular tem que ter no mínimo uma câmera fotográfica: “Quero um celular para gravarmos os melhores momentos”. Já o internauta Uemerson Luis Reis parece não ser tão exigente e registrou no site do CORREIO apenas um pedido: “Eu quero muito ganhar um celular… Fé”.

Cristiane Souza, 25 anos, seguiu a moda e já garantiu o presente do pai: um smartphone com tudo o que ele tem direito. “Ele nunca foi dos mais modernos e nem gostava de tecnologia, mas sempre herdou meus aparelhos antigos. Agora ele já se acostumou, usa internet 3G e faz ligações. Chegou a hora de ganhar o dele novo”, afirmou. Aparelhos mais completos saem de R$ 400 a R$ 2.650, dependendo da marca e funções.

Modernidades

Tablet, TV (a de LED!) e câmera fotográfica estão em segundo lugar no levantamento. Isso é a prova que os pais estão mais tecnológicos e não querem ficar para trás em relação aos filhos. “Meu pai mandou um e-mail com um link de uma promoção de eletrodomésticos pela internet, dizendo: ‘Filhos, domingo vem aí’”, declarou o estudante Vitor Ribeiro.

Produtos clássicos, porém, continuam em alta. “Produtos dos Beatles, Rolling Stones, histórias de guerras e livros de carros ainda estão entre os mais vendidos”, disse a vendedora da Saraiva Renata Silveira.

Na loja, o baterista José Carlos Guratti, 50, folheava uma revista. Quando questionado sobre o que esperava ganhar, respondeu: “O que vier tá no lucro. Se pudesse escolher, seria algo relacionado a música. Um CD ou livro”. Seu filho, Pedro Silva, 22, contou que o pai vai ganhar um par de baquetas. “Prefiro dar algo que combina com ele. Melhor do que comprar um aparelho moderno, que é descartável”.

Roupas, perfumes e sapatos também estão sendo procurados. “As camisas polo esgotaram e as peças básicas continuam vendendo muito”, sinalizou a vendedora da loja Hering Juliane Gabillaud.

O motorista Lucas de Araújo, 25, apostou no de sempre. “Comprei algumas peças de roupa e um perfume. Não tem erro”. Pai de primeira viagem, Alan Souza também entrou na onda do passado: “Meu tênis que está meio velho, viu?”, disparou para a esposa, que vai comprar o primeiro presente dele como pai, pois seu filho tem quatro meses.

A pesquisa no site e no Facebook do CORREIO também revelou uma coisa curiosa: tem pai abrindo mão de bens materiais em troca de viagem para a Argentina, dia de compras no shopping ou simplesmente amor e carinho. “Eu quero saúde e viver o suficiente para jogar bola com meu filho e torná-lo um homem de bem, honesto, respeitador, divertido e trabalhador”, postou Izael Macedo.

Dia dos Pais: enquete revela o que eles querem ganhar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comércio espera um crescimento de no máximo 7% nas vendas

A animação da maioria dos pais para o próximo domingo não é a mesma esperada pelos comerciantes no Brasil. A Confederação Nacional de Dirigentes Lojista (CNDL) prevê um crescimento de apenas 1% na comparação com o Dia dos Pais do ano passado, quando foi registrada uma expansão de 3,78%. “Fatores como a alta dos juros, que encarece o crédito, e a inflação elevada, que corrói o salário do consumidor, são determinantes para deixar o brasileiro mais cauteloso”, justifica o presidente da entidade, Roque Pellizzaro Junior.

Apesar da conjuntura econômica do país não estar favorável, o presidente da Federação do Comércio na Bahia (Fecomércio-BA), Carlos Andrade, aposta em um resultado mais otimista para o varejo local. “Eu sempre penso com otimismo. A Copa acabou e ainda tem gente que tem um dinheirinho guardado para presentear o pai”, diz ele, informando que o Dia dos Pais é a quarta melhor data do varejo, perdendo para o Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados, exatamente nesta ordem.

Ele espera uma alta entre 3% e 5% no comércio varejista local. Entre os segmentos mais impactados com a data, o dirigente destaca o de eletrodoméstico, confecções e calçados e de cosméticos em geral. A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) está ainda mais esperançosa com o próximo domingo.

Levantamento realizado pela entidade para o Dia dos Pais aponta alta de 7% nas vendas para o setor em relação ao mesmo período do ano passado. Assim como indicou a pesquisa informal do CORREIO, para a Abrasce, celular e eletrônicos são os presentes que devem ter maior saída este ano.

Dicas para economizar no presente do papai

Orçamento

Antes de ir às compras, faça as contas de quanto poderá gastar. Verifique as dívidas acumuladas e não esqueça dos gastos comuns e futuros.

Pagamento

Evite pagar parcelado para que as parcelas não se sobreponham a outras. Se não puder evitar, divida o valor em menos vezes possível.

Negociação

Planeje, pesquise e não tenha vergonha de pechinchar os preços. E lembre-se: quem paga à vista tem um poder de barganha maior.

Rateio

Quem está com o orçamento apertado, pode fazer uma “vaquinha” entre os irmãos. Isso é válido também para presentes mais caros.

Bom senso

Não queira agradar comprando vários presentes. Por melhor que seja sua intenção, isso não mudará a relação de pai e filho.

Criatividade

Use a criatividade para fazer você mesmo um presente único e especial. Recicle os materiais que você tem em casa e economize.

Controle

Acompanhe as despesas com cartão de crédito. Além disso, evite realizar apenas o pagamento mínimo da fatura. Os juros são muito altos.

Cheque

Não avance no limite do cheque especial porque as taxas de juros também são elevadas. Não esqueça que o limite não é renda extra.

Organização

Ao utilizar o cheque pré-datado ou o cartão de crédito, anote os valores das parcelas e as datas previstas para os pagamentos.

 

 

 

Fonte: Graciela Alvarez e Naiana Ribeiro/Correio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui