Dia do Servidor Público: os parabéns a quem trabalha para o povo

Chamado de “pai dos pobres” devido à sua legislação trabalhista e políticas sociais, Getúlio Vargas foi o responsável pela criação do Conselho Federal do Servidos Público Civil, em 1937, sete anos depois de ele, como líder, ter posto fim à República Velha. Um ano depois, segundo o site Brasil Escola, fundou o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, “onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado. As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional”.

O texto informa, também, a publicação de novo Estatuto do Servidores Públicos Civis da União, em 11 de dezembro de 1990, a Lei nº 8112, alterando várias disposições da antiga lei; os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, além dos estatutos das entidades em que trabalham.

Atualmente, as maiores queixas da população quanto ao servidor público em diversas repartições Brasil à fora giram em torno do problema da falta de humanização. Reclamam, sempre, de serem tratados com desprezo, arrogância e/ou falta de educação.

Entretanto, muitas vezes, falta empatia, colocar-se no lugar do outro – defeito de ambas as partes – e se cria um problema. O servidor público é, sim, pago pelo Estado, Município, União, e o cidadão que fornece o dinheiro para seu soldo por meio de seus impostos, mas, isso não coloca aqueles que precisam dos serviços num status de superioridade perante aquele que é o servidor (que serve a alguém). Daí que esbarramos na questão da humanização. É preciso que haja educação, benevolência e solicitude tanto do cidadão quanto do funcionário público. Humanizar é tornar humano. É ser afável, gentil, tratar o outro como gostaria de ser tratado, é respeitar o próximo e isso vale para todos.

Desde já externamos nossos parabéns a todos os servidores, peças-chave para o bom andamento do serviço público. Somos gratos ao incansável trabalho de vocês em prol do povo.

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui