Agenda da instituição tem oportunidades para Ilhéus e Itabuna. Foto reprodução internet
Celebrado nesta quinta-feira, 15 de março, o Dia do Consumidor é um lembrete para os empresários cuidarem de um fator fundamental para a manutenção do cliente: o bom atendimento e relacionamento. Para ajudar os pequenos negócios nessa missão, o Sebrae em Ilhéus oferece uma série de capacitações voltadas para conquistar um atendimento de excelência.
Na cidade de Ilhéus, está com inscrições abertas para o curso de atendimento ao cliente, que acontece na próxima semana, de segunda, 19 a sexta, 23, das 19h às 22h, no Edifício Premier Business, Avenida Osvaldo Cruz, nº 74, bairro Cidade Nova. Com o investimento de R$ 100, o participante vai aprender as habilidades em identificar os aspectos que contribuem para a satisfação do cliente.
Já para os empresários que residem em Itabuna, está prevista a oficina de capacitação Pratique Abordagem de Vendas, que será realizada no dia 27, das 18h às 22h. A oficina gratuita e acontece no Ponto de Atendimento do Sebrae, localizado na Rua Paulino Vieira, 175, Centro, com o foco na aplicação de um planejamento e de técnicas como sondagem, simulação e contornos a objeções para aumentar a eficiência e resultado empresarial.
As inscrições podem ser realizadas na Loja Virtual do Sebrae Bahia ou pela Central de Relacionamento Sebrae, no 0800 570 0800. Mais informações, pelos telefones (73) 3613-9734 e (73) 3634-4068.
Confira cinco dicas para ter um atendimento de excelência e conquistar o cliente:
– Seja gentil: Atenda todos os clientes bem, sem preconceitos. Dê as boas-vindas, receba-o com um sorriso e tente chama-lo pelo nome. Essa regra também vale para a relação com os colegas de trabalho.
– Seja ágil: Não deixe o cliente esperando. Se estiver finalizando outra atividade, informe que irá atendê-lo em seguida.
– Dê muita atenção ao cliente: Sempre trate o cliente como alguém muito importante para a empresa e ouça bem o que ele deseja. Busque orientá-lo de forma clara e eficiente, evitando termos técnicos.
– Evite posturas negativas: Não dê ordens ao cliente, busque sempre ser cordial na forma de falar. Busque contornar qualquer mal-entendido da melhor forma e sempre fale a verdade, mesmo se for preciso assumir uma falha.
– Mantenha um ambiente de qualidade: Limpeza e organização influenciam muito a imagem que a empresa passa para o cliente. Além disso, esses cuidados tornam o ambiente mais funcional para quem trabalha nele todos os dias.