Durante todo o sábado, 18 de agosto, as Unidades de Saúde da Família de Porto Seguro estiveram em pleno funcionamento para atender crianças de 1 ano a menores de 5 anos contra o sarampo e a poliomielite. O Dia D de mobilização alcançou a marca de 1.280 doses aplicadas. Desde o início da campanha, em 6 de agosto, já foram computadas 12.796 doses das vacinas, o que representa cobertura de 63,26%.
Em Porto Seguro, o grupo prioritário é 10.114 crianças, tendo a meta de 95% desse total. Quem ainda não levou os filhos para receber as doses tem até 31/08, prazo de encerramento da campanha. Para participar, basta apresentar carteira de vacinação.
A coordenadora de imunização, Greciana Maria da Silva, explica que os pais têm papel fundamental ao levar os filhos à unidade de saúde. “Tanto a poliomielite quanto o sarampo são doenças graves, que podem produzir sequelas severas e provocar até a morte, mas são preveníveis por meio da vacinação. Portanto, cabe aos responsáveis a sensibilidade de manter o calendário vacinal das crianças atualizado, para impedir o surgimento de danos à saúde dos filhos”, esclarece.