Deus tem amigos pecadores

“Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que creem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.” (Romanos 3.21-24)

Deus tem amigos pecadoresA fé cristã coloca em pauta a vida humana, sob uma angulo nem sempre presente no cotidiano. Ela discute nossa condição diante de Deus, o Criador. Ao unir seres humanos e Deus no mesmo assunto, pecado e graça aparecem. Nossa parte é a do pecado e a de Deus, a graça. O pecado é universal – todos pecaram. Logo, todos somos pecadores. Há pecadores cultos e pecadores analfabetos. Há pecadores de coração sensível, que preocupam-se com o semelhante, e há os insensíveis e hostis. Há pecadores que dirigem carros confortáveis e caros, enquanto outros andam de ônibus, de bicicleta ou mesmo à pé. Alguns se vestem e comem muito bem. Outros andam em trapos e estão desnutridos. Por fora parecem muito diferentes, mas são todos pecadores. E o que isso significa?

Significa que, em qualquer das condições acima, vamos lidar mal com a vida. Ser pecador é lidar mal com a vida, consigo e com o outro. É desonrar a Deus por atos, sentimentos e pensamentos. O vazio e a falta de sentido consequências do pecado. Não confunda isso com depressão, que pode ter muitas outas raízes e gerar falta de sentido e vazio! A falta de sentido e o vazio por sermos pecadores pode ser sentida, mas não é um sentimento. Há pessoas vivendo vidas vazias e sem sentido e que não sentem nada a respeito. Mas em algum momento “a ficha cai”. E é uma benção quando cai a tempo de recuperar o tempo perdido. O Espírito Santo, disse Jesus, convence-nos do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8). Ele faz a “ficha cair” e então percebemos que falta vida em nossa vida.

Podemos tentar resolver isso ajustando nosso estilo de vida para um mais sensato, mais marcado por bondade que ganancia por exemplo. Um bom ajuste! Mas precisamos também da graça de Deus. Ela anuncia o amor de Deus por nós e Sua disposição em nos receber como Seus, nos perdoar, nos melhorar e jamais afastar-se de nós. É andando com Deus e aprendendo a nos submeter a Ele que nos tornamos verdadeiros seres humanos. Pela graça somos regenerados! Ainda precisaremos tomar decisões e fazer ajustes, mas contaremos com Seu amor e perdão, o que é fundamental para todo pecador. A fé cristã é a fé dos pecadores que andam com Deus. Deus tem amigos pecadores! Jesus nos trouxe a graça que possibilita tudo isso. E aí o amor vai criando raízes em nós e o pecado vai perdendo espaço e poder. Não há como a vida não melhorar. Ainda que continue a mesma!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui