Deus, o pastor de Davi

“O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.” (Salmos 23.1)

Sei que este salmo não é novo para você. Para mim também não é. Mas ainda penso que há tesouros não encontrados nele. E mesmo os que já encontramos precisam ser revisitados. Voltar às coisas importantes tantas vezes é muito mais enriquecedor do que sair em busca de coisas novas! Na leitura e reflexão que faremos esta semana deste salmo convido você e pensamos em quem Deus é para nós, a partir de quem Davi declarou que Deus era para ele. Como sabemos, Davi foi pastor de ovelhas (1 Sm 16.11). Ao que tudo indica Davi que era um excelente pastor de ovelhas. Ele parece que amava suas ovelhas e cuidava delas com dedicação. É assim que ele vê e compreende Deus. Sendo pastor ele olha para Deus e o vê como o seu Pastor.

Talvez não consigamos fugir de projetar em Deus um pouco de nós mesmos. Porém somos salvos de desfigurar Deus porque Deus mesmo se revela a nós. Ele não é fruto de nossa imaginação, resultado de nossas projeções. As Escrituras ensinam que não conhecemos a Deus como resultado de nossas buscas por Ele, mas da busca Dele por nós. Ele nos amou primeiro! Portanto, tudo de verdadeiro que podemos saber sobre Deus é dádiva e nos transforma. E na medida que sabemos um pouco mais quem Deus é, somos levados a saber melhor quem somos. Pois quem somos também decorre de quem Ele é. Ele nos fez, não nós a Ele, como alguns afirmam.

Davi nos oferta suas declarações de quem Deus é para ele. E em sua resposta, o Senhor é o seu Pastor. Davi se vê sob os cuidados de Deus como ele próprio cuidava de suas ovelhas. Assim como conduzia seu rebanho para que tivesse tudo de que precisava, o mais famoso dos reis de Israel tinha a confiança de que Deus o conduzia. E assim sente-se completo, tem certeza de que nada lhe faltaria. Davi enfrentou muitas situações difíceis e cometeu erros e pecados dos quais lamentou amargamente. Mas em toda sua vida jamais abriu mão da certeza de que o Senhor era seu pastor. E isso fez toda diferença! Quem é Deus para nós? O quanto confiamos nele? Isso fará toda diferença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui