Deus nos encontra no caminho

“Naquele mesmo dia, dois deles estavam indo para um povoado chamado Emaús, a onze quilômetros de Jerusalém.” (Lucas 24.13)

Estamos sempre a caminho. Nossa vida não para, tem recessos. O tempo segue seu curso e este é o nosso caminho, enquanto trilhamos muitos e diversos caminhos. Nossa vida segue. Dois dos discípulos estavam seguindo para uma pequena vila próxima a Jerusalém. Eles procuravam um novo momento para suas vidas. A aventura com Jesus, segundo pensavam, havia acabado. Eles estavam abatidos e bem provavelmente decepcionados. Tudo parecia tão promissor, mas algo havia dado errado. Milagres, ensinos, pães multiplicados, enfermos curados e o Reino de Deus sendo anunciado a todos: a pobres, cegos, aleijados. Toda gente, antes impedida de estar no templo, era agora convidada ao Reino. Mas Jesus havia sido preso e martirizado. A cruz foi seu fim e já fazia três dias.

Em Isaías lemos o que Deus disse ao seu povo no passado: “os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos, declara o Senhor.” (Is 55.8) Não entendemos o jeito de Deus fazer as coisas. Aqueles discípulos eram como somos. Não vemos o que Deus vê. Para eles tudo havia se perdido. Para Jesus tudo havia se concretizado. Suas últimas palavras na cruz foram: “Está consumado!” (Jo 19.30), e não “está tudo perdido!”. A caminho de Emaús eles experimentariam o poder da presença e da vida de Jesus, mais uma vez. Seus planos eram, chegando lá, darem novos rumos às suas vidas. Mas Jesus mudaria tudo. No mesmo dia tomariam o caminho de volta. Eles queriam desistir, mas não desistiriam. As coisas nunca haviam estado em melhores condições!

Deus está sempre nos encontrando em nossos caminhos. Está sempre trabalhando em meio aos nossos planos. Devido a nossas limitações não sabemos reconhecer quando de fato tudo está indo bem. Às vezes, apenas porque tudo está conforme gostaríamos, pensamos que tudo está muito bem. Às vezes, porque o momento não nos agrada e os acontecimentos nos fazem sofrer, pensamos que tudo está perdido. Como será que Deus vê o que vemos? Está tudo se perdendo ou será que está tudo se consumando? Deus sempre vem nos encontrar em nossos caminhos. Sua presença conosco é a garantia de que tudo chegará onde precisa chegar. Voltar atrás ou seguir à diante, se estivermos sendo guiados por Deus, será sempre progredir. Preste atenção: Deus está por perto. Anseie que Ele interfira nos caminhos e direções de sua vida!

 

ucs

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui