“Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês. Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Portanto, não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!” (Mateus 10.29-31)
As palavras destes versos foram ditas por Jesus aos apóstolos quando os enviou dois a dois para pregar. Eles poderiam estar certos de que o Pai estaria com eles. Não precisariam temer coisa alguma, pois estavam sob os cuidados do Deus Eterno. Como compreendemos essas palavras hoje? Estas e outras que afirmam a soberania de Deus e anunciam, de alguma forma, o Seu governo e autoridade? Uma frase muito repetida entre cristãos tem sido a que afirma que “Deus está no controle!”. O que cada um compreende quando a diz e quando a ouve?
Seria que cada fato decorre de uma decisão de Deus? Ou que cada fato só acontece porque Deus tem um propósito com ele? Nestes casos, a morte de uma criança atropelada por um motorista embriagado estaria nestas categorias? Hitler foi um plano de Deus? O que dizer das muitas atrocidades presentes na história humana? Seriam elas também fruto dos planos e propósitos de Deus para que se realize Sua vontade que, diz Paulo, é boa, perfeita e agradável? Devemos responder a tudo isso com bastante calma e sem medo de lidar com a perplexidade ou dúvidas que elas e outras semelhantes podem produzir.
Ser cristão não é ter o domínio da compreensão sobre Deus ou sobre a vida. Não devemos ser pretenciosos! Não significa que temos sempre que ter uma resposta pronta e acabada. Deus, nas Escrituras, não respondeu todas as perguntas. A soberania de Deus não implica em que Ele seja o autor, a razão ou o responsável por cada acontecimento na vida dos homens. Ele nos deu autonomia e isso diminui a Sua soberania. Também somos responsáveis pelos rumos da história! A história humana não é um tabuleiro de xadrez em que Deus mexe as peças e seu adversário é o Diabo! Ao longo dessa semana refletiremos sobre a história humana e a soberania de Deus. Deus está no controle? Qual a sua resposta?
ucs