DETRAN realiza campanha sobre o uso da cadeirinha

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (DETRAN-BA) deu início no último sábado (08/05), à campanha educativa Criança, Só Conduza com Segurança. As ações, realizadas pela equipe da Coordenadoria de Segurança e Educação para o Trânsito (CS) do órgão, aconteceram das 8h30 às 13 horas, no Bompreço do Jardim Armação e no final de linha do bairro Vale dos Lagos, onde foi realizada mais uma edição do programa Sociedade nos Bairros.

Houve entrega de material educativo aos pais e orientação quanto à melhor forma de conduzir os filhos, utilizando as cadeirinhas adequadas. Na próxima quinta-feira (13.05), a campanha se estenderá para os shoppings da capital. A campanha foi bem aceita pela população que se mostrou preocupada com o transporte seguro dos seus filhos, conforme revelou a mãe Maria Aparecida Santos. “Temos que redobrar o cuidado principalmente com os filhos pequenos. Eles ainda são muito frágeis e qualquer parada brusca pode machucá-los se não estiverem com os dispositivos de segurança adequados”.

Segundo o diretor geral do DETRAN-BA, Adriano Romariz “o nosso objetivo é alertar os pais quanto à segurança dos seus filhos. Com as cadeirinhas há uma significativa diminuição dos riscos de acidentes graves em casos de colisão ou frenagem brusca do veículo, limitando o deslocamento do corpo da criança, que ainda encontra-se em formação. Os pais devem pensar que a vida dos seus filhos estão sendo postas em risco e por isso é importante não infringir a regra”, pontua.

De acordo com o artigo 168 do Código de Trânsito Brasileiro, a multa prevista para quem descumpre as normas para o transporte de criança é de R$ 191,54, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada. O uso de cadeirinhas para transportar crianças começa a ser fiscalizado pelos órgãos de trânsito de todo o País, obedecendo a Resolução 277, aprovada em 28 de maio de 2008 pelo Conselho Nacional de Trânsito que prevê punição para quem descumprir as regras. Portanto, para reforçar os cuidados que se deve ter com os pequenos nos veículos, o DETRAN-BA desenvolverá várias campanhas educativas.

Exigências

Bebês até um ano devem ser transportados no bebê conforto com a cabeça voltada para os fundos do veículo. Crianças de um a quatro anos de idade devem ser transportadas no dispositivo de retenção, as chamadas cadeirinhas. De quatro a sete anos e meio, a criança deverá utilizar o assento de elevação. E àquelas com idade superior a sete anos e meio e inferior ou igual a dez anos deverão fazer uso do cinto de segurança do veículo. A lei não se aplica para veículos de transporte remunerados como táxis, ônibus e vans escolares.

Fonte: Ascom do DETRAN-BA – Departamento Estadual de Trânsito da Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui