Detran-BA começa a oferecer CNH Digital nesta terça-feira (03)

A versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou a ser oferecida pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) a partir desta terça-feira (03).  O serviço custa R$ 67, 10 e está disponível para quem já possui a CNH impressa no atual formato com QR Code (código de barras bidimensional) ou possui o certificado digital, este último com isenção.

Foto: Reprodução / G1

O habilitado que possui a CNH antiga deve procurar o Detran-BA e tirar uma segunda via ou fazer a renovação do documento, para adquirir a versão com QR Code e ter direito à carteira digital. O órgão também explica que a carteira impressa continua valendo, porque um documento não substitui o outro.

O motorista precisa fazer seu cadastro no portal do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para utilizar a CNH-e, que enviará por e-mail um link de ativação do serviço e solicitará a criação de uma senha. Então, o usuário deve baixar o aplicativo no smartphone, disponível para os sistemas IOS ou Android.

A versão eletrônica possui o mesmo valor jurídico da impressa, contando com mais praticidade e segurança. Esquecer a habilitação em casa agora não pesará no bolso de quem portar a novidade. A eventual necessidade de bloqueios por perda do aparelho deverá ser feita pelo portal do Denatran.

O Detran-BA também passa a oferecer uma nova modalidade para obter o documento de licenciamento. Após o pagamento, é possível fazer a retirada em até 48 horas, sem custo, no órgão; ou aguardar a entrega pelos Correios, em até 15 dias.

Com informações: G1 Bahia

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui