Hoje, qualquer pessoa tem voz no mundo e isso é um avanço, garante livre expressão a todos. Por outro lado, essa liberdade de ser, estar e falar, em certa medida, cerceia o romantismo de antigamente, as fantasias.
Atualmente, é mais fácil e rápido mandar um e-mail ou conversar pela internet. Mas quem viveu aquela época, quando as notícias só chegavam pelos Correios, lembra com saudade da espera ansiosa pela correspondência.
Perceba, a própria ideia de homem e mulher foi espedaçada neste século. Isto se apresenta como uma tendência à destruição de valores culturais do passado, quando as fantasias, por exemplo, eram parte significativas de nossas vidas.
A realidade é mais fantasiosa do que nunca, inclusive com o 5G e o metaverso. Ou seja, nesta era a fantasia é cada vez mais realista e a realidade mais fantasiosa. Esse nó, aos poucos, vai ficando muito mais difícil para desatar.
Do jeito que está, a sociedade é um terreno fértil para terraplanistas, para detratores de vacinas, porque a realidade ficou tão louca que as loucuras passaram a ter uma dose de realidade. A natureza de nossas vida é cada vez mais de mudanças cada vez mais rápidas e com estas mudanças aparecem uma quantidade enorme de coisas novas para aprendermos.
João Misael Tavares Lantyer
CI 2013413
Cel 98844-5504
Endereço: Av. Euclides da Cunha 662/ 1101, Graça