Desfile cívico revive parte da história e valoriza aspectos culturais do Município

Foto: divulgação
Dando início às comemorações alusivas ao 241º aniversário de Mucuri, na última sexta-feira (08/10) a cidade parou para assistir ao bonito desfile das escolas. Cada estabelecimento ficou encarregado de apresentar temas diferenciados, mas todos eles ligados à história do Município.

Civismo

O desfile teve início na Avenida Perobas, bairro Malvinas, seguindo pela Avenida Central até a Avenida Petrobras, onde foi montado o palanque das autoridades. Estiveram presentes o prefeito Paulinho de Tixa, secretários da Administração – Benício Firmo, Egmar Pepe, Américo Jr., Silvio e Gessoir Ramos Dias; advogados Ernani Griffo e Marta; Gilberto, administrador de Itabatã; vereadores Gisele, Tazinho, Márcio e Wilson; e convidados – ex-prefeito Tixa e Rosilma; ex-presidente da Câmara, Venâncio dos Santos; presidente da Colônia dos Pescadores, Sérgio Passos Costa; Vicentinho, Washington Moraes, Salgado e o presidente da Associação dos Barraqueiros, Luciano.

Em seu pronunciamento, o secretário de Educação, Egmar Pepe, destacou a importância de se valorizar os referenciais históricos e culturais do Município. “É emocionante ver o empenho dos diretores, dos professores, dos demais funcionários da Educação e, principalmente, por parte dos alunos, o que resultou neste desfile que busca valorizar nossa identidade cultural”.

A vereadora Gisele Gazzinelli enfatizou a organização do desfile e a oportunidade que todas as pessoas tiveram de conhecer fatos, nomes e curiosidades do passado de Mucuri. Ao prefeito Paulinho, Gisele pediu para que, de agora em diante, faça de Mucuri-sede “a menina dos seus olhos” de sua administração, carreando obras e serviços tão reivindicados pela população.

Prefeito faz agradecimentos

O discurso do prefeito Paulinho transcorreu em tom de agradecimento. Ele teceu elogios à brilhante organização do evento, a cargo de diretores de escolas, professores, secretários e alunos. Agradeceu, também, a todos os secretários, chefes de departamentos e demais funcionários que se esforçaram de forma conjunta.

Paulinho lembrou a saudosa figura da eterna professora e prefeita “dona” Marieta de Azevedo Gazzinelli, uma verdadeira mãe das famílias pobres de Mucuri e dos mais necessitados. Por isso é que, quase vinte anos depois da sua morte, o seu nome é reverenciado neste desfile, por se tratar de parte integrante da história.

O resultado das eleições de domingo passado (03/10) foi mencionado por Paulinho, também, em tom de agradecimento, pelo desempenho dos deputados Marcelo Nilo e Jutahy Magalhães Júnior, que passam a ser, verdadeiramente, os representantes majoritários do Município na Assembleia Legislativa da Bahia e na Câmara dos Deputados.

“A velha forma de fazer política foi aposentada”

Na opinião do prefeito, “em Mucuri, a velha forma de fazer política, na base das perseguições, das vaidades, da corrupção, foi aposentada. O nosso projeto de implementar mudanças está sendo colocado em prática”.

Paulinho reiterou algumas das obras que serão executadas em breve no Município, como reforma da Praça Olhy Kock, a conhecida “Praça do Bradesco”, com ginásio de esportes, pavimentação de ruas, construção de quatro unidades do Programa Saúde da Família (PSF) com recursos próprios e várias outras conquistas.

Falando à imprensa, o prefeito salientou: “Festejamos os 241 anos de história de Mucuri em um momento especial na vida deste povo. Mucuri quer guardar as boas lembranças, quer honrar seus grandes benfeitores, quer preservar seus traços culturais e suas tradições, mas quer limpar da sua memória os fatos que mancharam seu passado e que impediram o Município de crescer”, disse.

Fonte: Ascom da Prefeitura de Mucuri

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui