Desenvolvimento territorial: prefeitos do Extremo Sul elegem nova diretoria do Consórcio Construir

Manrick Teixeira, prefeito de Vereda, foi eleito novo presidente

Os 13 prefeitos dos municípios do Território de Identidade Extremo Sul. Fotos: OSollo

Prefeitos dos 13 municípios do Território de Identidade do Extremo Sul se reuniram nesta segunda-feira, 11 de janeiro, para a eleição da nova diretoria do Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul da Bahia (Construir).

A Assembleia Geral Ordinária do Construir aconteceu na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, reunindo autoridades, imprensa e sociedade civil, e deu posse a Manrick Teixeira (PP), prefeito de Vereda, como novo presidente.

Além disso, o encontro teve a participação do Ministério Público; prestação de contas do exercício 2020 do consórcio; apresentação do orçamento 2021 e seus respectivos projetos.

Assembleia ocorreu na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas

A diretoria-executiva do Consórcio Construir ficou composta com os seguintes titulares:

  • diretor-presidente: Manrick Teixeira, de Vereda;
  • diretor vice-presidente: Beto Pinto (Pros), de Medeiros Neto;
  • diretor administrativo-financeiro: Marcelo Belitardo (DEM), de Teixeira de Freitas;
  • diretora-técnica: Luciana Machado (PP), de Nova Viçosa;
  • e diretor-adjunto: Gilvan Santos (PSD), do Prado.

Os escolhidos assumem para um mandato bienal (2021-2022). Estiveram ainda presentes os consorciados: Silvio Ramalho, de Caravelas e presidente do Consaúde; Lili, de Jucuruçu; Tonzinho, de Lajedão; Robertinho, de Mucuri; Marcelo Angênica, de Itamaraju; Mildson Medeiros, de Itanhém; Zico de Baiato, de Alcobaça, e Calixto Ribeiro, de Ibirapuã.

Eliedson Barbosa, administrador do Consórcio Construir. apresenta balanço

Entre as autoridades, participaram da sessão: o major Silvio Nunes, comandante da 87ª CIPM/Teixeira de Freitas; o tenente-coronel Edmilton Ricardo, comandante do 13º Beic/Teixeira de Freitas; Marcos Belitardo, presidente da Câmara de Teixeira de Freitas; Pedro dos Anjos, coordenador do Território de Identidade do Extremo Sul; Wellington José dos Santos, representante da Federação dos Consórcios da Bahia; dr. Fábio Fernandes Corrêa, promotor de Justiça, e Eliedson Barbosa, administrador do Consórcio Construir.

Dr. Fábio Fernandes Corrêa, promotor de Justiça

Entrevistas

O presidente eleito Manrick Teixeira, prefeito de Vereda, falou sobre sobre as perspectivas e demandas acerca da gestão do consórcio de infraestrutura.

O presidente eleito Manrick Teixeira, prefeito de Vereda

Eu penso em unificarmos o Extremo Sul, fazermos uma região forte através do consórcio. Levantamos pautas importantes unidos juntos aos outros prefeitos. Eu quero ser esse elo e, através do Construir, podemos fazer muito mais, haja vista as deficiências“, disse.

E acrescentou: “Estou aqui para fazer uma gestão diferente, com união e transparência, que realmente irá mudar a cara da nossa região. Não apenas na estrutura das estradas e rodagens, mas também ambientais“.

O secretário-executivo do Construir, dr. Fernando Becevelli

O secretário-executivo do Construir, dr. Fernando Becevelli, dimensionou a importância do encontro dada tamanha participação e relembrou: “Há quatro anos, nós fizemos uma ‘caça às bruxas’ para achar um prefeito que quisesse assumir e, hoje, temos essa assembleia como uma vitória“.

Essa reunião faz parte de uma articulação visando a união dos prefeitos, quebrando arestas. Temos o Consórcio com uma série de ações que precisam ser desenvolvidas“, disse Becevelli.

Dr. Marcelo Belitardo, prefeito de Teixeira de Freitas

Assumindo papel no administrativo-financeiro, o prefeito de Teixeira de Freitas, Marcelo Belitardo, é necessário conhecer as possibilidades e tratar urgentemente da destinação de resíduos sólidos do município.

Nosso principal interesse nessa relação de consórcio é saber se o consórcio tem como fazer essa gestão do aterro, e avaliar essas condições“, disse Marcelo.

Anfitrião do encontro, o vereador Marcos Belitardo, presidente da Casa Legislativa de Teixeira de Freitas, declarou que vê com otimismo a união dos municípios: “Com um consórcio que contempla 13 municípios e vem se aprimorando, buscando cada vez mais essa unidade, a região só tem a ganhar.”

O Consórcio Construir é uma autarquia pública que visa, entre outros pontos, contribuir para a melhoria da infraestrutura das cidades. Observa as necessidades e fortalece municípios de toda a região, visando a coletividade, parcerias e facilitando o custeio de serviços.

Galeria de Fotos

1 COMENTÁRIO

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui