Desenvolvimento Regional do Território do Extremo Sul é discutido entre Consórcio Construir e gestores municipais

Qual o papel do Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul da Bahia (Construir) como agente de desenvolvimento da região?

Para responder a essa pergunta o Consórcio Construir convidou prefeitos e vice-prefeitos, secretários, vereadores e comunidade, para participarem de uma transmissão ao vivo realizada na noite de ontem, terça-feira, dia 08.

Em especial, o intuito foi esclarecer aos gestores eleitos e reeleitos sobre a atuação do Construir, entre as esferas municipal, estadual e federal na aplicação de projetos e políticas públicas no território.

Abordagens

De início, o secretário-executivo do Construir, Fernando Becevelli, apresentou a importância do consórcio frente a administração pública.

O secretário-executivo do Construir, Fernando Becevelli

Atualmente presidido pelo prefeito de Mucuri, dr. Carlos Simões, o Consórcio Construir foi fundado em 2009 e abrange os 13 municípios do Território de Identidade Costa das Baleias.

Eu gostaria de dizer aos prefeitos que o Consórcio Construir é uma extensão do seu município. Portanto, nós estamos abertos para novos desafios e à disposição para maiores detalhes“, disse Becevelli.

O presidente da Rede Nacional dos Consórcios Públicos, Victor Borges

Na sequência, iniciando as falas dos palestrantes, o presidente da Rede Nacional dos Consórcios Públicos, Victor Borges, tratou sobre a importância das parcerias com os governos federal e estadual para o desenvolvimento regional através dos consórcios.

Quero dizer aos prefeitos e secretários que estão adentrado agora que procurem em consórcios como exemplo prático, efetivo, competente do Consórcio Construir. Essa é uma solução já consagrada pelo governo federal e dos estados, que estão paulatinamente escrevendo seus planos estaduais de resíduos sólidos à luz da valorização dos consórcios“, comentou Victor Borges.

O representante do Governo do Estado, Thiago Xavier

O representante do Governo do Estado, Thiago Xavier, abordou a importância dos consórcios na parceria com o Governo do Estado. Segundo ele, o Construir é um dos mais ativos do estado da Bahia.

Ele destaca que “o braço executivo dos territórios é os municípios. O município é o responsável por políticas que, muitas vezes, não tem escala econômica para viabilizar. Por força disso, induzimos a formação dos consórcios, dando suporte, apoio, e hoje praticamente todos os territórios têm um consórcio atuando“.

O presidente da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia, Claudiney Novato

Por último, entre os palestrantes, fez uso da palavra o prefeito de Capela do Alto, presidente do Consórcio Jacuípe e da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia, Claudiney Novato. Ele tratou sobre a importância da representação institucional dos consórcios junto dos seus parceiros nas esferas municipal, estadual e federal.

O horizonte para a política de consórcio é muito amplo. A gente quer ofertar os parabéns ao Fernando e sua equipe. Essa seara da operação dos resíduos sólidos é um nicho importante que a gente precisa trabalhar e não poderá sê-lo sem os consórcios públicos“, disse Claudiney Novato.

Assista à íntegra do encontro no vídeo acima.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui