Desembargador Jatahy Júnior é o novo presidente do TRE-BA

Gestão à frente da presidência do órgão acompanhará segundo biênio do desembargador (2019-2021); cerimônia de posse ocorreu nesta quinta (28/3), no auditório do Eleitoral baiano

Autoridades prestigiaram a posse. Fotos: JulianaAndrade/AgênciaALBA

O desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior foi empossado, nesta quinta-feira (28/3), presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). O magistrado ficará à frente da presidência do órgão durante todo o seu segundo biênio na Corte Eleitoral baiana (2019-2021). Jatahy Júnior sucede o desembargador José Rotondano, agora vice-presidente e corregedor eleitoral.

 Confira entrevista com o novo presidente

Em seu discurso, Jatahy Júnior recordou a importância da sua família, em especial de seu pai, Edmilson Jatahy Fonseca, a quem se referiu como eterna fonte de inspiração.  “Fortaleço-me em seu exemplo para agradecer a Deus as dádivas a mim ofertadas, coroadas pelo privilégio de tomar posse, neste momento, na presidência do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.”

O novo presidente destacou o trabalho desenvolvido pela gestão de seu antecessor e garantiu que as ações implementadas pelo desembargador Rotondano vão seguir o mesmo ritmo de “modernidade, transparência e boa prestação de serviço”. O magistrado adiantou que terá entre as prioridades de sua gestão a promoção do Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Jatahy Júnior formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) em 1984, aos 22 anos.

Jatahy também frisou que pretende melhorar as condições de trabalho da Justiça Eleitoral, na capital e no interior do Estado, além de desenvolver ações que valorizem o servidor. Na ocasião rendeu homenagens aos servidores do Eleitoral baiano, o que fez por meio do servidor Estácio Souza Freire, um dos mais antigos do Tribunal, convidado para compor a mesa.

“Tenho certeza que, assim agindo, a Justiça Eleitoral abrirá um valioso canal de diálogo com a sociedade organizada, propiciando uma colaboração mútua com o escopo de superar todas as dificuldades que certamente aparecerão”, declarou, ao fazer menção ao slogan criado para a nova gestão: TRE Bahia – Justiça, Cidadania e Serviço.

Leia a íntegra do discurso do novo presidente

Sobre Jatahy Júnior

Jatahy Júnior formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) em 1984, aos 22 anos. Em 1986, aos 25, tornou-se juiz de direito. Desde então, passou a atuar na área do Direito Eleitoral, tendo respondido por diversas zonas, incluindo duas de Salvador: 10º ZE, em 1992; e a 2ª ZE, em 1994.

Empossado vice-presidente do TRE baiano em março de 2017, Jatahy Júnior passou – a partir de janeiro de 2018 – a exercer também o cargo de corregedor eleitoral. Em um ano à frente da Corregedoria, realizou oito correições nos cartórios de interior do estado. O trabalho, realizado em parceria com juízes e servidores, tornou o Regional baiano o mais produtivo do Brasil (em números absolutos e proporcionais), em relação ao julgamento de processos no 1º grau, além de ter saltado do 20º para o 9º lugar no ranking nacional de média de processos por zona.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui