Desafio

“Quem de vocês quer amar a vida e deseja ver dias felizes? Guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade. Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança.” (Salmos 34.12-14)

Para alguns pastores da TV, a resposta à pergunta que o texto de hoje traz tem sido respondida com um convite para sermos contribuintes de sua igreja e fazermos doações aos seus projetos. E é impressionante o número de pessoas que acreditam nisso! Por outro lado, muitos poucos acreditam no que o salmista diz, em seu chamando para uma mudança de vida, uma mudança interior. Não é de se admirar que, mesmo com tantas igrejas, as coisas na cidade parecem não melhorar! Afinal, o problema está dentro de nós e muitas vezes sai pela boca! É incrível como facilmente termos grande energia para lutar guerras que deveríamos abandonar, mas não o fazemos por pura vaidade. Sem a misericórdia de Deus é assim que somos.

Em matéria de vida e fé, é mais fácil saber o que é certo do que fazer o que é certo. Paulo, em Romanos 7, fala dessa luta. Ele sabia o que devia fazer, mas se via fazendo o que devia evitar. Se um cristão como Paulo admitiu vivia essa guerra interior, quem de nós poderia pretender sustentar outra imagem? Apenas quem não escolhe ser sincero. Quem nutre um tipo de fé que lhe torna cego (ou hipócrita) quanto às próprias misérias. A fé cristã é a fé que nos coloca diante do dilema do que bem que conhecemos e do mal que nos domina. E nessas condições, sem humildade e temor nos perdemos de nós, do outro e de Deus.

Precisamos assumir uma atitude mais determinada contra nossa própria maldade, para nossa própria felicidade! Devemos colocar um freio em nossos lábios para evitar que sejamos maldosos no falar. Devemos ter como critério falar menos, para evitar pecar mais. Devemos escolher o bem, o bom, o amável. Essas escolhas terão como preço a auto negação, mas compensará. Devemos viver buscando a paz e não a superioridade. “Com posso estar em paz com o outro?”, e não: “como posso vencer o outro?”, deve ser nossa preocupação. Se isso fosse fácil, tudo já estaria bem melhor. Fácil é acreditar que podemos resolver tudo com algumas ofertas!

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui