Um novo desafio tomou conta do Instagram, do Twitter e de outras redes sociais no último fim de semana: o desafio do dedo no olho. A brincadeira consiste em fazer um truque com os dedos sobre o rosto e fotografar para mostrar aos amigos. Os posts são publicados com as hashtags #delechallenge, #deleallichallenge, #delealli e #dele.
Como tudo que viraliza dessa forma gera interpretações das mais inusitadas, esclarecemos: de onde surgiu essa “modinha”? É demoníaco? Faz mal?
O tema surgiu quando o jogador britânico Dele Alli, que jogou a Copa do Mundo pela seleção da Inglaterra, comemorou um gol fazendo o gesto. Desde então, a Internet vem tentando imitar o atleta, fazendo o assunto disparar entre os mais comentados segundo o Google Trends.
Todos os jogadores e até o treinador do Tottenham, time em que Dele Alli joga, entraram no desafio. Aos poucos, outros clubes europeus começaram a participar, com vídeos de vestiário circulando nas redes: Manchester United e PSG, time do Neymar, foram alguns deles. Logo surgiram tutoriais em vídeo ensinando a fazer o gesto, que requer um posicionamento específico — e curioso — dos dedos antes de colocar a mão sobre o rosto.
No Google Trends, ferramenta que mostra as tendências mais buscadas na web, o termo “desafio do dedo” registrou alta a partir da madrugada de sábado (18), e no domingo atingiu o pico por volta das onze da noite.
O desafio é similar a outros virais que se espalham rapidamente pelas redes sociais. Em 2015, a brincadeira girou em torno da cor de um vestido, que parecia azul e preto ou branco e dourado, dependendo de quem visualizava a imagem. Já em 2017, algo parecido envolveu a cor de um tênis, que poderia ser visto como verde ou rosa.
Diante das especulações de que o gesto seja algo até mesmo satânico, fica a critério de crença de cada um. A associação é feita com o famigerado número “666”. Muitas celebridades gostam de ser fotografadas fazendo gesto similar e há quem diga que o cumprimento de pactos esteja por trás disso.
Até mesmo com o surgimento de tutoriais no Youtube de como fazer, a busca por likes pode superar os limites do desafio e levar a fraturas. Por isso, é importante estar atento ao esforço feito no polegar durante a “brincadeira”.
Pesquisa: TechTudo