O desinteresse brasileiro pelo 22 de Abril foi motivo de lamento do deputado federal Jânio Natal em carta à presidente Dilma Rousseff. “No Brasil, infelizmente, não temos a tradição de comemorar o nosso aniversário”.
O parlamentar que tem Porto Seguro como base eleitoral considera ser necessário “mudar esta situação, não só para firmar cada vez mais o Brasil no conceito mundial, mas também e principalmente para resgatar valores cívicos”.
Para o deputado federal, “tratar do tema é oportuno” na tentativa de resgatar a história do País. Num trecho da carta à presidente, Jânio fala da “visão de estadista” de Dilma e de poder “avaliar esta possibilidade” de estimular “um novo conceito de Brasil” e “brasilidade mais forte”. Confira a missiva no “leia mais”.
Confira a carta na íntegra:
Porto Seguro, 22 de abril de 2013.
Exma. Sra.
Dilma Rousseff
Presidenta da República
Brasília (DF)
Senhora Presidenta:
Hoje, o nosso Brasil completa 513 anos. E, infelizmente, esta data transcorrerá como em todos os anos: sem comemorações à sua altura, sem festas ou eventos que a registrem devidamente no coração dos brasileiros.
O descobrimento de um país é o seu nascimento para o mundo; é a data do seu aniversário. Merece ser dignamente comemorado.
Imagine V.Exa. alguém que, todos os anos, vê o seu aniversário passar sem festa: sem bolo, sem velinhas, sem a alegria da comemoração. Assim é o Brasil, que não recebe os parabéns nem de nós, os brasileiros, seus próprios filhos!
Esta situação precisa mudar, Sra. Presidenta! Precisamos comemorar condignamente o aniversário da nossa Pátria, não só para que o mundo volte os seus olhos para o Brasil, mas também e principalmente para resgatar, no coração de nossa gente, os valores cívicos, como a cidadania, o patriotismo e o orgulho de sermos brasileiros!
Precisamos festejar, com ufania e amor, o Descobrimento do Brasil; precisamos resgatar a nossa história, a memória do nosso povo. Este será o primeiro passo para que amemos devidamente o verde das nossas matas, o ouro do nosso solo, o azul do nosso céu, o brilho das nossas estrelas. Para que tenhamos Ordem e Progresso.
Este será o primeiro passo, para que as cores da nossa bandeira deixem de ser apenas cores e as palavras do nosso Hino Nacional deixem de ser apenas palavras, mas estejam profundamente gravadas, como emoções vivas, no peito de cada brasileiro!
V.Exa., por ser a primeira mulher a governar o nosso País, inaugura uma nova era na História do Brasil; por isto, é a pessoa mais indicada para promover esta mudança. Com a sua sensibilidade de mulher e visão de estadista, bem pode avaliar esta possibilidade
de fazer brotar um novo conceito de Brasil, de plantar uma semente de brasilidade mais forte, no coração de nossa gente.
Vamos aproveitar esta oportunidade, Sra. Presidenta. Vamos comemorar condignamente o aniversário de nossa terra, vamos fomentar o patriotismo, a cidadania e o respeito ao Brasil, no coração dos brasileiros.
Vamos resgatar a nossa história!
Jânio Natal
Deputado Federal
Fonte: Pimenta