Deputada participa de seminário sobre a importância da Ferrovia Oeste/Leste

A deputada estadual Ângela Sousa (PSD), vice-presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo e membro titular da Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste da Assembleia Legislativa da Bahia, participa nesta sexta-feira, 26, em Barreiras, do seminário com o tema “Fiol: a Bahia quer, o Brasil precisa!”. A proposta do seminário é discutir, junto com os governos Estadual e Federal, empresários e os segmentos organizados da sociedade, a importância da ferrovia para o desenvolvimento do Brasil e destravar a o processo de construção da Fiol, já que a paralisação dos serviços vem trazendo sérios prejuízos para a economia baiana.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ângela Sousa reforçou a necessidade da participação não somente dos deputados, como também dos representantes dos governos Federal, Estadual, prefeituras e também da sociedade civil organizada nesse evento, tendo em vista que a construção da ferrovia será um passo importante para a construção também do Porto Sul. Para ela, não existe ferrovia sem porto e nem porto sem ferrovia, daí a necessidade de se discutir amplamente sobre a implantação desses equipamentos, buscando resolver os eventuais entraves que tem atrasado a implantação do Completo Intermodal Porto Sul. De Ilhéus também seguirá uma comitiva para participar do evento.

De acordo com o deputado federal e coordenador geral do seminário, João Leão (PP), já estão confirmadas, entre outras autoridades, as presenças dos ministros Paulo Sérgio Passos, dos Transportes; José Leônidas Menezes Cristino, dos Portos; Aguinaldo Ribeiro, das Cidades; do ministro Augusto Nardes, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU); do ministro Aroldo Cedraz, vice-presidente do TCU; de Josias Sampaio Cavalcante Junior, presidente da Valec, empresa responsável pelas obras da Fiol; Elmo Vaz, presidente da Codevasf, e de Volney Zanardi Junior, presidente do Ibama.

A Ferrovia de Integração Oeste-Leste dinamizará o escoamento da produção da Bahia e servirá de ligação dessa região com outros polos do país, por intermédio de conexão com a Ferrovia Norte-Sul. Incluída entre as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Ferrovia de Integração Oeste-Leste terá 1.527 km de extensão e envolverá investimentos estimados em R$ 7,43 bilhões até 2014. A Fiol ligará as cidades de Ilhéus, Caetité e Barreiras – no estado da Bahia – a Figueirópolis, no estado do Tocantins, formando um corredor de transporte que otimizará a operação do Porto Sul, em Ilhéus, e ainda abrirá nova alternativa de logística para portos no norte do país atendidos pela Ferrovia Norte-Sul e Estrada de Ferro Carajás.

O I Seminário da FIOL é uma realização da União dos Municípios da Bahia (UPB), União dos Municípios do Oeste da Bahia (UMOB), do CREA-BA, das prefeituras de Luis Eduardo Magalhães e Barreiras, Associação dos Engenheiros e Técnicos Ferroviários da Bahia e Sergipe e da Comissão Especial da FIOL. O evento também tem o apoio da AMURC, Consórcio dos Municípios do Vale do Rio das Contas, Associação dos Municípios da Região do Sudoeste do Estado da Bahia (AMIRS), Associação de Agricultores e Irrigadores da Bahia (AIBA), Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA), Associação Comercial e Empresarial de Luis Eduardo Magalhães (ACELEM) e Sistema FIEB.

 

 

Fonte: Ascom da deputada Ângela Sousa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui