A deputada Cláudia Oliveira (PSD) apresentou, na Assembleia Legislativa, com endereçamento ao governador Jerônimo Rodrigues e ao secretário de Infraestrutura, Sérgio Brito, a recuperação da estrada de acesso que liga o Assentamento Terra Bahia, localizado a 18 quilômetros de Eunápolis, aos municípios de Itabela, Porto Seguro e da própria Eunápolis, bem como o manilhamento e a análise da situação da Ladeira da Liberdade.
A parlamentar justificou que a situação ficou precária após as fortes chuvas que assolaram a região. Ainda de acordo com a deputada, a estrada também faz a ligação com o Povoado de Queimados, Trancoso, Distrito de Vera Cruz, Vale Verde, Assentamento Paulo Colombiano, Associação Comunitária Terra Bahia, Associação Paraíso das Águas e Povoado Sítio Maravilha, onde vivem cerca de 275 famílias.
Segundo informou a deputada, também é importante destacar que, a partir de imagens da Ladeira da Liberdade, há risco de rompimento da represa, que também é um ponto de urgência para análise e verificação sobre possibilidade de manilhamento.
“Vale dizer que a estrada referida é a única via que dá acesso à cidade para que os agricultores familiares possam trazer às suas produções para comercialização na feira livre. Nesse sentido, diante das más condições apresentadas, o tráfego de veículos se tornou um risco para moradores e demais grupos que circulam na região, gerando prejuízos multifacetados, inclusive à educação, tendo em vista que crianças estão sem conseguir se deslocar para estudar”, afirmou.
Acerca das condições da ladeira, Cláudia Oliveira ressaltou que tem impedido o acesso do ônibus que buscam as famílias da região. “Assim, é inegável que a recuperação do trecho, que envolve mais de um município, é uma medida necessária e urgente”, enfatizou.