O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, realizou o lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci 2. O evento foi realizado no Centro Histórico de Salvador, onde foram entregues equipamentos e serviços para o fortalecimento da Segurança Pública no Estado.
O programa tem como objetivo atuar no combate ao feminicídio, racismo, dentre outras políticas sociais e preventivas, além de prevê reforço aos policiais e investimentos em outros setores. Visto isso, foram entregues novas viaturas por todo o Estado, inclusive às cidades de Porto Seguro e Eunápolis, especialmente para a ronda da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM).
Segundo a deputada Cláudia, as novas viaturas reforçam o compromisso do Estado com a segurança da população. “Infelizmente, nós sabemos que os números de feminicídio têm aumentado, por mais que as políticas públicas estejam sendo feitas, por isso, investir na prevenção é o melhor caminho. Agradeço ao nosso governador Jerônimo Rodrigues, e ao Governo Federal, por estar sempre em busca de segurança às mulheres da nossa Bahia”, completou a deputada.
Ao todo, o estado da Bahia recebeu 21 viaturas, sendo 15 viaturas específicas para a Patrulha Maria da Penha e para as Delegacias de Atendimento à Mulher, 156 pistolas e nove drones, entre outros equipamentos. O estado contará, também, com um Centro Integrado de Comando e Controle e com a Casa da Mulher Brasileira, cujo termo de adesão também foi assinado no evento.
Em discurso, o ministro Flávio Dino pontuou os objetivos principais do programa. “A tirania que temos que eliminar é a da desigualdade social, a tirania contra as mulheres, contra a miséria. O primeiro eixo do Pronasci é o combate ao feminicídio e o segundo eixo é o combate ao racismo estrutural. O Governo Federal está de portas abertas para a Bahia e vamos entregar um país com menos violência”, ressaltou o ministro.
O governador da Bahia pontuou a importância da segurança pública no Estado. “Estamos tratando de uma pauta de Segurança Pública e o tema precisa ir para os currículos escolares, para a gente ter a coragem de debater, de dialogar, de ensinar. Estamos muito animados com a Casa da Mulher Brasileira e toda a entrega das viaturas e equipamentos do Pronasci”, finalizou Jerônimo.