Nesta sexta-feira, 1º de dezembro, pela manhã, Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, recebeu representantes das Comissões de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Agricultura e Política Rural para realização de uma audiência pública itinerante na cidade.
A iniciativa foi da deputada Cláudia Oliveira, que integra uma das comissões da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Elas são formadas por grupos de deputados, que opinam sobre os projetos em tramitação na ALBA, além de realizar estudos, acompanhar os atos do Governo, promover visitas, audiências e debates sobre temas de interesse da sociedade.
O evento democrático e participativo recebeu autoridade locais e regionais, além de empresários, associações, instituições, sociedade civil organizada, e representantes da população em geral.
A deputada estadual Cláudia Oliveira, idealizadora do encontro, considerou que a audiência expressa a verdadeira democracia. “O objetivo foi justamente trazer os deputados, duas comissões importantes, para ouvir a população, o que sente e passa, o que a gente pode fazer, que é essa intermediação. Essa audiência foi toda registrada e vamos nos reunir em Salvador e ver todos os pontos. Foram muitas demandas, também fizemos visitas ontem“.
Robério Oliveira, ex-prefeito de Eunápolis e ex-deputado estadual, lembrou de sua gestão e parabenizou o Legislativo pelo olhar ao Extremo Sul. “Cláudia sempre reivindicou a vez do Extremo Sul. Nós estamos em uma democracia e esse é o papel de um deputado: ouvir a população e levar até o Executivo“.
O deputado Eduardo Salles, presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Turismo da Bahia, elogiou a iniciativa da colega Cláudia Oliveira, considerando todo o aprendizado durante a audiência. “Ouvimos durante toda a manhã, os representantes, até cessarem todas as pessoas que queriam falar. Falamos de energia, de água, agropecuária, titulação de terras, turismo, violência etc. Anotamos e vamos ao Executivo, ao Judiciário e buscar soluções ou minimizar“.
O deputado Manuel Rocha, presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Bahia, parabenizou a deputada Cláudia Oliveira pela audiência pública e destacou a importância da agricultura e do agronegócio na Bahia, especialmente em Porto Seguro. “A Assembleia não tem o poder da caneta, mas através da força do nosso mandato, através da força das comissões, a gente tem como cobrar dos órgãos competentes. Saio daqui muito feliz pela participação popular”.
O presidente da Veracel, Caio Zanardo, ressaltou a importância da audiência pública para apresentar as demandas da sociedade aos deputados e promover o desenvolvimento regional. “O setor turístico, o restaurante, o pequeno produtor, o grande produtor, a grande indústria, o estado, o governo, têm que se fazer presente para que a gente possa, de fato, avançar e melhorar nossa região como um todo”, disse.
Rosemberg Pereira, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Eunápolis, destacou a importância de garantir a segurança, com o retorno das horas extras, títulos de terra para crédito bancário, o investimento na região e assistência técnica para os agricultores. “Nós viemos aqui dar um recado do comércio em geral. O comércio, ele é interligado, ele é interconectado”, comentou.
Patrícia Martins, presidente da Câmara de Turismo da Costa do Descobrimento e membro do grupo gestor das Câmaras de Turismo do Estado da Bahia, destacou a importância da audiência pública para ouvir as demandas e buscar soluções para o setor turístico, integrando todos os municípios e regiões turísticas. “Turismo é uma atividade transdisciplinar, multissetorial, transversal e precisa comunicar com todos os setores. E é dessa forma que a gente escuta quais são as demandas e que a gente encaminha quais são as soluções”, citou.
Dr. Rafael Gandhi, odontólogo e servidor público de Guaratinga, expressou a importância de debater questões relevantes para a região da Costa do Descobrimento. “É uma região que ainda precisa de muitas obras estruturantes. O Guaratinga mesmo é uma cidade que possui o terceiro maior rebanho bovino, é uma cidade hoje que se destaca em relação à produção do mel e que faz uma ligação com Minas Gerais. E que hoje, infelizmente, a gente ainda tem o problema das estradas”, exemplificou.
Estiveram presentes: a deputada estadual Cláudia Oliveira, seu esposo Robério Oliveira, sua filha Larissa Oliveira e equipe de trabalho; os deputados estaduais Eduardo Salles, Raimundinho da JR, Manuel Rocha e Luciano Araújo; representantes das entidades de classe regionais, associações regionais, vereadores da região; Luciano Francisqueto, prefeito de Itabela; Agnelo Santos, prefeito de Cabrália, acompanhado de secretários e servidores públicos; Bebeto Gama, prefeito de Belmonte; Lindolfo Lima, vice-prefeito de Itagimirim, acompanhado dos secretários municipais; outras lideranças políticas regionais e autoridades.