Dependência química: Aprisco é referência em recuperação de dependentes químicos na Bahia

Dependência química: Aprisco é referência em recuperação de dependentes químicos na Bahia
Dependência química: Aprisco é referência em recuperação de dependentes químicos na Bahia. Fotos: Ascom

As drogas têm sido uma das maiores responsáveis pelo aumento da criminalidade no Brasil e no mundo. Mas, na contramão desta realidade, instituições como a Casa de Recuperação Aprisco têm feito a diferença.

Localizado na cidade de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, a 200 quilômetros da capital Salvador, o Centro de Recuperação Aprisco funciona há 13 anos.

Atualmente, com aproximadamente 200 alunos – como são chamados os internos em tratamento –, com milhares de vidas restauradas dos vícios do álcool e outras drogas, a Casa de Recuperação Aprisco, sob a direção do pastor presidente da Igreja Batista Fruto do Espírito, Reinaldo Barreto, o Aprisco tem sido considerada por autoridades de diversos setores da sociedade como uma das instituições de referência quando o assunto é o tratamento de dependentes químicos.

Há ainda atendimento para o público feminino, que será ampliado em um prédio em anexo, em fase de construção.

PROCESSO DE TRATAMENTO

O tratamento no Aprisco está fundamentado em quatro pilares básicos: psicológico, laboral, medicamentoso e espiritual, sendo este último o mais utilizado e importante. O Centro de Recuperação ainda conta com marcenaria e serralheria, oferecendo suporte educacional para os seus alunos nas áreas de esporte, cultura e lazer que também é estendido à crianças adolescentes e adultos de toda a comunidade.

ATIVIDADES E AÇÕES EXTRAS

As ações do Aprisco tem se expandido para além do Centro de Recuperação. A instituição ainda mantém uma Casa de Apoio para moradores de rua, com capacidade para atender, mensalmente, dezenas de pessoas, oferecendo-lhes alimento e dormida.

O Aprisco também tem realizado, através dos alunos em recuperação, um trabalho de higienização, limpeza e pintura no fórum e delegacia da cidade de Santo Antônio de Jesus. Segundo o Pastor Reinaldo, este trabalho tende a ser ampliado também para reformas de praças. Outra frente de trabalho da instituição são as reformas e construções de casas e templos religiosos na cidade de Santo Antônio de Jesus.

OPINIÃO DE AUTORIDADE

Em entrevista ao site Voz da Bahia, o promotor de Justiça dr. Julimar Barreto disse que o trabalho do Pastor Reinaldo no Aprisco é muito importante: “Eu acho muito louvável o trabalho dele, trabalho muito sério, ele é dedicado, encontra muitos obstáculos pela frente, mas ele não desiste”, falou o promotor.

MANTENEDORES

Para o Pastor Reinaldo, todo o sucesso do Aprisco só está sendo possível com a ajuda de Deus. “Deus tem, verdadeiramente, sustentado o Aprisco. Deus tem sensibilizado muitos empresários do comércio local de Santo Antônio de Jesus para nos ajudar com doações de alimentos, produtos de limpeza e higiene, dentre outros materiais necessários para que este projeto se mantenha de pé, ajudando, há 13 anos, à milhares de pessoas na libertação dos vícios do álcool e outras drogas”, disse o Pastor Reinaldo.

Por Rubem Gama

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui