Em quase todo lugar, os partidos de esquerda e os movimentos sociais, por muito tempo identificados com o combate pela igualdade, estão perdendo o vigor e, às vezes, mesmo em vias de extinção. Como não ver que, são os eleitorados populares que elegem os milionários cujas políticas agravam ainda mais as desigualdades sociais?
A possibilidade oferecida a todos de se exprimir pela Internet pode ser tida como um processo democrático: ela reduz a distância entre aqueles que falam e aqueles que se calam. Todos podem reagir, dar sua opinião, testemunhar sua experiência pessoal. Há movimentos sociais que nascem nas redes e tem efeitos reais.
A capacidade de exprimir publicamente as emoções e a opinião faz de cada um de nós um militante de sua própria causa, um quase movimento social individual e solitário, já que não é mais necessário se associar aos outros e se organizar para ter acesso ao espaço público.
Uma contradição em essência!! Cada vez mais os outros são fundamentais em nossas existências. Redes sociais são reflexos da sociedade, poderosos na sociedade também são poderosos nas redes sociais e as utilizam para ampliar a desigualdade também,