Consumidores de baixa renda puxaram a demanda por crédito em setembro
De acordo com Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que procurou crédito durante o mês de setembro/10 cresceu 0,2% frente ao mês de agosto/10. Com isso, o indicador atingiu o patamar de 121,4 no mês passado, o maior nível de toda a série histórica iniciada em janeiro de 2007, ultrapassando a marca de 121,1 observada em agosto /2010 (recorde histórico anterior). Na comparação com setembro do ano passado, a procura por crédito avançou 18,6%. Com este resultado, o crescimento acumulado anual subiu ligeiramente de 15,4% (janeiro a agosto de 2010) para 15,8% no período de janeiro a setembro de 2010.
Segundo os economistas da Serasa Experian, a proximidade do Dia das Crianças, a confiança dos consumidores em alta e o bom momento do mercado de trabalho, com evolução favorável do emprego e da renda, estimularam a busca do crédito por parte das pessoas físicas no mês passado.
Análise por classe de renda pessoal mensal
Os consumidores das camadas inferiores de rendimento mensal foram os que puxaram a procura por crédito em setembro. A alta foi de 2,8% para aqueles cujo rendimento mensal situa-se abaixo de R$ 500,00 e de 1,2% para os consumidores que ganham entre R$ 500,00 e R$ 1.000,00 por mês. Todas as demais faixas de rendimento pessoal mensal apresentaram recuos em suas demandas por crédito em setembro/10.
No acumulado do ano, os consumidores de baixa renda, isto é, que ganham até R$ 500,00 por mês, continuam liderando a busca por crédito, registrando crescimento de 38,5% no período de janeiro a setembro de 2010 comparativamente ao mesmo período de 2009.
Análise por região
No mês de setembro/10, o crescimento da procura por crédito foi liderado pelos consumidores da região Sudeste: alta de 1,1% frente a agosto/10. Na região Centro-Oeste também foi verificado um ligeiro crescimento no mês passado (+0,3%). Nas demais regiões do país, houve queda na procura dos consumidores por crédito em setembro/2010.
No acumulado do ano, as regiões Sudeste (+17,0%) e Nordeste (+17,0%) seguem, empatadas, na liderança em termos de expansão da procura dos seus consumidores por crédito. Nas demais regiões geográficas do país, o avanço acumulado no ano oscila entre 12,3% (Norte) e 14,0% (Centro-Oeste).
Metodologia do indicador
O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Respondendo on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxilia 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Experian
A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 90 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.
Fonte: Serasa Experian