Devido às fortes chuvas que ocorreram em Guaratinga nos últimos dias destruindo pontes, casas, isolando comunidades, danificando os sistemas de fornecimento de água e energia elétrica, onde esses eventos adversos superam a capacidade de resposta do município que declarou situação de emergência, reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil que enviou uma equipe técnica para avaliação dos danos.
No último domingo, 12 de dezembro, os engenheiros concluíram os levantamentos necessários para liberação dos recursos necessários para ações de socorro e assistência. O município já concluiu as solicitações necessárias com planos de trabalho.
A prefeita Marlene Dantas destacou que todos os secretários estão mobilizados desde o início do temporal. “O município enfrenta essa situação com o apoio de todos, onde população e os governos se uniram em prol do bem estar social e segurança da comunidade”, disse Marlene.
Nesta segunda-feira, 13 de dezembro, a gestora viajou para Brasília para oficializar a ajuda federal para prestar socorro às famílias atingidas.