Defesa Civil em parceria com a prefeitura: trabalho contínuo em prol da comunidade



 

Com as situações de alagamento que o município sofreu com as últimas chuvas, a prefeitura, em parceria com a Defesa Civil, buscaram soluções para sanarem os problemas causados o mais rápido possível. Muito se fez dentro do possível. Mas a ações não param. Com um número de contato, a Defesa Civil em Cabrália pode ser acionada com mais rapidez.

Defesa Civil: (73) 99809 5881 – WhatsApp.

A coordenadora da Defesa Civil em Cabrália Eunice Brito reforça que é importante a definição das áreas e situações de alagamento e/ou possíveis áreas de risco para que sejam definidas as atribuições de cada secretaria, Defesa Civil, Corpo de Bombeiro e também as atribuições de todos os cidadãos, caso ocorra uma situação emergencial: “A Defesa Civil, em situação de emergência, coordena todo o gerenciamento de desastre. Portanto está inserida em todos os contextos atribuídos ao Corpo de Bombeiro e secretarias envolvidas”, ressalta.

Todos os anos, não só Cabrália, mas uma grande faixa da região litorânea, sobre com situações de alagamento no final de maio, junho e julho.

Os critérios para a decretação das distintas situações são descritas na Instrução Normativa nº 1/2012 do Ministério da Integração Nacional.

São eles:

– Situação de Emergência: situação de alteração intensa e grave das condições de normalidade em determinado município, estado ou região, decretada em razão de desastre, comprometendo, parcialmente, sua capacidade de resposta.

– Desastre: resultado de eventos adversos, naturais ou provocado pelo homem, sobre um cenário vulnerável, causando grave perturbação ao funcionamento de uma comunidade ou sociedade envolvendo extensivas perdas e danos humanos, materiais, econômicos ou ambientais, e que exceda a sua capacidade de lidar com o problema usando meios próprios.

– Estado de Calamidade Pública: situação de alteração intensa e grave das condições de normalidade em determinado município, estado ou região, decretada em razão de desastre, comprometendo, substancialmente, sua capacidade de resposta.

Atribuições:

Corpo de Bombeiro e Secretaria de Saúde

– Busca, resgate e salvamento e remoção de vítimas;

– Primeiros socorros;

– Atendimento pré-hospitalar;

– Atendimento médico cirúrgico emergencial;

– Desocupação da população da área atingida;

– Orientação e informação à população (ASCOM).

Assistência Social

– Instalação de abrigo para pessoas sem condições próprias de habitação;

– Assistências psicossocial e psicológica;

– Distribuição de água potável, alimentação, colchões, kits de higiene pessoal e de limpeza;

– Distribuição de telhas ou lonas para cobertura de residências (situação de emergência);

– Gerenciamento de cadáveres e sepultamento;

– Aluguel social temporário.

– Gerenciamento de animais domésticos;

– Promoção de segurança pública;

Infraestrutura

– Reestabelecimento do fornecimento de água potável e energia elétrica e ainda sistemas de comunicação;

– Remoção de escombros e desobstrução de vias de acesso;

– Construção de acessos públicos alternativos ou provisórios devido a trechos interrompidos;

– Tratamento emergencial e destinação de resíduos sólidos;

– Sepultamento de pessoas;

– Enterro de animais em locais adequados, segundo normas de zoonose;

– Limpeza e descontaminação de edificações e instalações, públicas e privadas;

– Vistoria técnica às estruturas atingidas, emissão de laudos técnicos;

– Desmontagem de edificações comprometidas;

– Mutirão de recuperação das unidades habitacionais.

 

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