Defesa Civil da Bahia está sob nova coordenação

Defesa Civil da Bahia está sob nova coordenaçãoDesde esta segunda-feira, 28, a Defesa Civil da Bahia conta com um novo coordenador. No auditório da Cerb, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), Salvador Brito tomou posse em cerimônia onde estavam presentes os secretários estaduais da Saúde, da Integração Regional e do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Jorge Solla, César Lisboa (representando o governador Jaques Wagner) e Carlos Brasileiro, respectivamente, além do deputado federal Rui Costa, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, e outras autoridades.

Formado em Administração, o novo coordenador da Defesa Civil do estado já passou por diversos cargos no setor público. Foi gerente regional do Programa Fome Zero, assessor especial do Ministério do Trabalho, assessor da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia e secretário de Infraestrutura do município de Lauro de Freitas.

Pela prevenção
Os desastres ambientais que ocorrem no mundo e com conseqüências cada vez maiores, a questão da seca na Bahia, o trabalho conjunto entre os órgãos do estado e a interação com os municípios para uma ação de prevenção foram os temas mais abordados no evento.

“Precisamos de uma Defesa Civil que tenha qualidade, modernidade, técnica, administrativa e política pra enfrentar esses desafios e que promova o desenvolvimento da consciência cidadã, para que se estabeleça o compromisso com a prevenção”, afirmou Salvador. Para isso, segundo ele, será necessário inovar, planejar ações, o que só será possível através da articulação política com os municípios e do trabalho conjunto entre os órgãos do governo.

Salvador também frisou a necessidade de se ter um corpo técnico capaz de pensar e elaborar projetos. A intenção é trabalhar com os prefeitos em cada território, e estabelecer uma defesa civil nos municípios, favorecendo a competência, capacidade e autonomia para enfrentar os problemas.

Para Carlos Brasileiro, secretário da Sedes, providências devem ser tomadas já que cerca de 72 % das cidades baianas decretam situação de emergência. “E é sempre o mesmo público que sofre. Por isso, é imprescindível a construção de condições para conquistar recursos, capacitar a Defesa Civil do estado e estimular a criação das mesmas em cada município, dando segurança ao público atingido”, ressalta.

Vários prefeitos de municípios baianos prestigiaram a posse do novo gestor da Cordec, entre eles, Marcos Teles, de Palmeiras, Valmir Sampaio, de Amargosa, Toinho do PT, de Amélia Rodrigues, Marco Aurélio, de Santana, Domingas da Paixão, de Governador Mangabeira, e Osni Cardoso, de Serrinha.

Defesa civil
A Cordec, órgão ligado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES), é responsável pelas medidas preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas, destinadas a evitar ou minimizar os desastres, preservar o bem-estar da população e restabelecer a normalidade social.


Fonte: Ascom da Sedes

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui