Defensoria dialoga com Conselhos Municipais de Teixeira para conhecer principais demandas de grupos vulneráveis

Defensoria dialoga com Conselhos Municipais de Teixeira para conhecer principais demandas de grupos vulneráveis
Representantes dos órgãos destacaram preocupação com a falta de diálogo com a gestão municipal. Foto Ascom

A fim de se aproximar e fortalecer o diálogo com a Casa dos Conselhos de Teixeira de Feiras, município localizado no Extremo Sul da Bahia, a Defensoria Pública do Estado da Bahia realizou videoconferência com os presidentes dos Conselhos Municipais. Na ocasião, foram apresentadas informações sobre serviços prestados, bem como competências e composição da DPE/BA no município. Também foram solicitados pela Defensoria relatórios sobre a situação de cada conselho, bem como as suas principais demandas.

Mediador da videoconferência, o defensor público Matheus Rocha Almeida destacou as principais preocupações dos representantes dos órgãos. “Durante a reunião, os conselheiros compartilharam um pouco dos seus desafios e necessidades na condução dos respectivos órgãos. Um ponto em comum que foi percebido na fala dos convidados foi a falta de interlocução com a gestão municipal”, comentou.

Os Conselhos Municipais são órgãos que devem atuar na formulação e no controle da execução das políticas sociais que asseguram os direitos básicos à população, em especial, aquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Como este segmento é o público-alvo da Defensoria Pública, houve a necessidade de dialogar com os respectivos conselhos – demanda identificada a partir da última Conferência do Orçamento Participativo da DPE/BA, realizada no ano passado.

Também presente nesta videoconferência, o defensor público Emerson Halsey Soares destacou que o descaso do poder público municipal com os respectivos conselhos é motivo de preocupação. “Tal situação compromete a imprescindível atuação dos Conselhos para melhoria da condição de vida das pessoas, cuja atividade-fim daqueles é coadjuvar nessa melhoria dos serviços públicos municipais”, destacou. Ciente desses desafios, a DPE/BA atuará junto ao poder público municipal para resolver questões que possam dificultar a atuação dos conselhos.

Durante a videoconferência, a Defensoria Pública foi representada ainda pela defensora pública estadual Karen Harumi Ariyoshi, além da assistente social Adriele Macário dos Santos Alves e da Psicóloga Raissa Batista Rodrigues, ambas integrantes do Núcleo de Apoio Psicossocial de Teixeira de Freitas.

Adriele Macário comentou sobre a importância da estruturação dos órgãos e do diálogo com a DPE/BA para assegurar direitos da população. “Para que os Conselhos Municipais cumpram o seu papel de garantir a participação popular e o controle social, é fundamental que estejam estruturados conforme suas legislações. Mediante a isso, pensando na defesa da dignidade da pessoa humana, a Defensoria visa contribuir para a existência e o bom funcionamento desses instrumentos democrático de poder”, afirmou.

A videoconferência foi realizada em 26 de março de 2020 e obteve a participação do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente – CMDCA; Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher – COMDDIM; Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS; Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – CMDPI; Conselho Municipal da Juventude – COMJUVE; Conselho Municipal de Educação – CME.

Também participaram representantes do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR; Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA; Conselho Plano Diretor Urbano – CPDU; Conselho Municipal de Saúde – CMS; Conselho Municipal de Cultura – CMC; Conselho Municipal Antidrogas – COMAD; Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência – COMPED.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui