De perucas, equinócios, barbantes e sentinas

Ramiro GuedesAs palavras acima, dentro do contexto em que as escrevemos, nada querem dizer. Apenas, como fui abordado na rua, por pessoa buscando saber o que esse escriba achava de determinada candidatura e se a desprezava, respondi, citando Casablanca. Assim: um personagem abandidado chega para Rick (Humprey Bogart) e pergunta: “Você me despreza?”. E Bogart: “Se eu ao menos pensasse em você, o desprezaria. Como não penso…”

Na mosca.

NOTA EM BRASA

Está causando furor nos meios políticos uma nota da coluna do meu amigo Carlinhos do Alerta. Fala a nota sobre a possibilidade dos filiados do PSD não poderem ser candidatos em 2012, já que o PFL e o DEM vão fazer tudo para embargar o processo de registro da nova sigla. Como os prazos delongam para cada julgamento, pode ser que o PSD não chegue legal às eleições e não possa lançar candidatos. A repercussão é grande, pois estaria em risco a candidatura de Temóteo Brito, organizador do PSD da Bahia, às expensas de Otto Alencar. Essa é uma análise. Outra é de que essa hipótese não existe, pois quem está lidando com o PSD é só gente de grande competência, que não iria arriscar tudo em jogada de risco. Pode até ser, mas consultamos conhecido advogado eleitoral e ele afirma quer a possibilidade existe.

Vejamos o que nos dirá o tempo.

HIPÓTESE TELÚRICA

Será que na hipótese de um eventual impedimento da candidatura de Timóteo a prefeito, ele apoiaria Wilsinho? Há dias, Wilsinho foi direto com Temóteo: “Eu só sairia candidato se você me apoiasse. Se você for candidato, conte com meu apoio. Fica a pergunta: será que Wilsinho sabia dos riscos que poderia correr uma candidatura temoteana?

Tudo é possível.

O PT NÃO APOIOU NEM DESAPOIOU A CPI: SIMPLESMENTE NÃO FOI OUVIDO

Há muita gente afirmando, por um jogo escuso de interesses, que o PT, com o voto de Edinaldo, apoiou a CPI contra a administração municipal de Teixeira de Freitas. Fofoca pura. Edinaldo votou pela CPI por conta e risco, sem ouvir o partido, por desejo de confronto interno. Não ouviu a Executiva (que, aliás, nem tinha posição), não conversou com seus pares, nada. Como o mandato do vereador é do partido, não discutir o voto com o partido torna o vereador passível até de punição. O fato é que o PT não tinha posição tirada sobre como votar, contra ou a favor da CPI.

Churumelas e maldades à parte, quem votou foi Edinaldo, não o PT.

O GRITO PARADO NO AR

Assim que soube da instalação da CPI, contaram a esse escriba que o prefeito Apparecido berrou: não há mais chance de apoiar o PT e João Bosco.

Muita gente do PT suspirou de alívio.

GRAZIANO E A FAO

José Graziano da Silva, ex-ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome do governo Lula, foi eleito diretor-geral da FAO, organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. Graziano sucede o senegalês Jacques Diouff, que ocupou o cargo por 17 anos. O cargo é um dos mais importantes da ONU e é a primeira vez que um latino americano o ocupa. A vitória de Graziano é uma vitória brasileira, da política contra a miséria implantada por Lula e continuada por Dilma Roussef.

A oposição está pianinha nesse assunto.

O PAU QUE DÁ EM CHICO..

Um amigo veio criticar a revista Carta Capital, afirmando que ela é governista. Pode ser, mas quando a Carta diverge do governo, o faz com todas as letras. Foi assim, recentemente, com a posição da revista no caso Batistti: Mino Carta bateu de frente com Lula e o ministro da justiça, pedindo a deportação do italiano. A Carta Capital é plural, defende e ataca, como deve fazer um órgão de imprensa que se pretende livre. E a VEJA? Há coisa mais imbecil e fascista do que a recente matéria sobre o MST, onde, falando sobre roubo de madeira das empresas do eucalipto, a revistona acusou a região de Mucuri de estar coalhada de ladrões?

Entre Veja e a Carta Capital, a Carta dá um show de jornalismo. A Veja? Essa dá um show de vendilhonismo.

AGRADECIMENTOS

Esse modestoso escriba agradece ao amigo Jadilson Moraes pelas referências elogiosas feitas por ele em sua coluna no Jornal O Sollo. Realmente, sem ainda ter batido o martelo, esse escriba está pensando em ser candidato a vereador em Teixeira de Freitas. O pensar ainda está em fase inicial, mercê de mocotós inchadíssimos e pecúnia limitadíssima. Coragem não falta, mas sobra prudência.

Os primeiros sinais são animadores.

DO BREU COM BILAC

“Murmurem os descontentes!

O Chefe, chefe dos chefes,

Tapa a boca aos maldizentes,

Com todos os rrr e ff…

Pois, com ares majestáticos,

Desprezando os importunos,

E desbancando os gramáticos,

Os soteros e Viterbos,

-Se não dá morte aos gatunos,

Vai dando origem aos verbos”. (Olavo Bilac)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui