De cima para baixo

“Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido.” (Eclesiastes 5.10)

Imagine sua vida como uma casa de dois andares. No andar de baixo moram as coisas e questões da vida terrena. São muitas e são exigentes. São as coisas e questões com que lidamos na maior parte do tempo e a maioria de nós lida exclusivamente com elas. No andar de cima temos as coisas e questões interiores, espirituais. São mais silenciosas e não costumam nos pressionar. Para darmos atenção a elas, temos que decidir por isso e ser intencionais. Não o faremos por acaso e, quando fazermos, o andar de baixo reclama. Bate panelas e reivindica de volta nossa atenção.

Esta é uma forma de falar sobre a luta entre o que a Bíblia chama de “carne” e o que chama de “espírito”. Não somos somente espírito e não somos somente carne. Somos um ser integral envolvendo os dois andares. Nosso problema tem sido a atenção dedicada a um em detrimento do outro. A vida só segue na direção certa e da forma certa, se o espírito (o andar de cima) orienta o funcionamento da carne (o andar de baixo). Nessa ordem, devemos amar a Deus e ao próximo e não ao dinheiro. Se amamos o dinheiro não encontraremos satisfação e acharemos que o que nos falta é mais dinheiro. Isso não terá fim! E não nos dará sentido.

Todas as vezes que o andar de baixo governa, não encontramos sentido, não ficamos satisfeitos. Também não temos sabedoria para desfrutar as possibilidades e prazeres do andar de baixo. Perdemos o controle e nos agredimos, nos destruímos. Em lugar de virtude, somos dominados por vícios. O que poderia ser um prazer, torna-se um problema. Somente vivendo em comunhão com Deus aprenderemos a nos orientar de cima para baixo. Então, coloque diariamente as coisas na ordem certa. Busque a Deus e dependa dele. Olhada de cima para baixo é que a vida pode ser vivida com sabedoria! E este é o único ponto de vista que nos tira do vício para a virtude.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui