Das 30 cidades mais violentas do Brasil, 9 estão na Bahia; Teixeira de Freitas, Porto e Eunápolis estão na lista

Foto: Reprodução

A pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) em conjunto com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública traz números alarmantes da violência em nosso estado. No ranking das 30 cidades mais violentas do País, 9 se encontram em solo baiano; nenhum outro estado brasileiro supera o número de cidades cuja violência atingiu patamares tão elevados. A pesquisa analisou os dados estatísticos do ano de 2015.

A pesquisa levou em consideração não apenas o número de homicídios, mas a proporção populacional em cada uma das cidades. Por exemplo, embora a cidade de Lauro de Freitas/BA tenha registrado um número maior de homicídios (177) quando comparado ao primeiro colocado, Altamira/PA (114), a cidade baiana encontra-se em segundo lugar uma vez que a sua população é maior (191.436 habitantes), quando comparada a cidade paraense (108.382). Por este motivo que Lauro de Freitas não ocupa o primeiro lugar no ranking.

Entre as 9 cidades baianas estão:

Lauro de Freitas: localizada na Região Metropolitana de Salvador (RMS), é a cidade baiana mais violenta tendo no ano de 2015 registrado 177 homicídios.

Simões Filhos: também localizada na Região Metropolitana de Salvador, entre as 30 cidades mais violentas, ocupa o 5º lugar no ranking das 30 cidades mais violentas, com 112 homicídios.

Teixeira de Freitas: em 7º lugar no ranking das 30 cidades mais violentas, a cidade do extremo sul da Bahia, Teixeira de Freitas, registrou 144 homicídios.

Porto Seguro: também localizada no extremo sul, a cidade ocupa o nono lugar na lista, com 123 assassinatos contabilizados.

Barreiras: ocupando o 14º lugar, embora tenha se registrado apenas 1 homicídio, há contabilizado 119 mortes violentas com causa indeterminada (MVCI).

Camaçari: encontra-se em 15º lugar no ranking, com 207 assassinatos registrados.

Alagoinhas: ocupa o 18º lugar no ranking da violência, com 103 homicídios.

Eunápolis: localizado no extremo sul da Bahia, ocupa o 19º lugar com 66 assassinatos.

Feira de Santana: em último lugar (30º), o município registrou 218 homicídios; apesar do número expressivo, a cidade possui uma proporção populacional superior (617.528 habitantes) quando comparável as demais cidades baianas pesquisadas.

Confira a lista completa:

Foto: Reprodução/ Ipea

 

 

 

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui