Na noite desta terça-feira, 5 de novembro, a chapa “União pela Advocacia” reuniu advogados de Teixeira de Freitas e região para o lançamento de suas candidaturas à liderança da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em nível estadual e na subseção local.
O evento aconteceu no auditório do Hotel Lord, no Centro da cidade, contando com a presença de Daniela Borges e Hermes Hilarião, candidatos a presidente e vice da OAB Bahia, respectivamente. Em âmbito local, a chapa é liderada por Ali Abutrabe Neto, candidato a presidente da Subseção de Teixeira de Freitas, com Ronaldo Silva como vice.
Presidente atual da OAB-Teixeira, Daniel Moraes concorre como diretor tesoureiro da OAB-BA na chapa de Daniela Borges. Ele comentou sobre o evento e a eleição. “Hoje, estamos no lançamento da chapa União pela Advocacia. O processo eleitoral foi estartado e, no próximo dia 19 de novembro, a Advocacia definirá os rumos não somente da Subseção de Teixeira de Freitas, mas também da OAB da Bahia. Neste ano, especialmente nestas eleições, nós estamos aqui tendo pela primeira vez na história de nossa subseção, a oportunidade de ter um representante filho dessa terra, da advocacia de nossa subseção, na diretoria da OAB da Bahia. A Presidente Daniela Borges nos convidou para estar representando no cargo de diretor tesoureiro, e eu estarei. Componho essa chapa, juntamente com Daniela Borges, Presidente, Hermes Hilarião, Vice-Presidente, Cleia Costa, Secretária-Geral, Rafael Pitombo, Secretário-Geral Adjunto, e eu, Daniel Moraes, como Diretor Tesoureiro da OAB”.
Daniel comentou sobre os impactos positivos para a advocacia do Extremo Sul. “É uma oportunidade única de levarmos os olhos do Extremo Sul para o Tribunal de Justiça, para a estrutura do Poder Judiciário como um todo, para que a gente possa continuar avançando. E por isso que eu peço à advocacia que no dia 19 de novembro vote aqui na subseção em Ali e Ronaldo. Chapa União pela Advocacia nº 8600, porque é necessário termos um alinhamento da subseção com a seccional. Se muito conseguimos foi porque a nossa subseção esteve sempre alinhada com a presidente Daniela Borges, e para que esse trabalho possa continuar peço o voto casado: 86 para a seccional e 8600 aqui na subseção Teixeira de Frentes. Vamos juntos porque Teixeira de Frentes é União pela Advocacia!”
O evento iniciou com um momento exclusivo voltado à advocacia feminina, denominado “Dani e Elas”, uma oportunidade para advogadas discutirem as conquistas e desafios da carreira.
Dr. Ronaldo Silva, candidato a vice-presidente da subseção, destacou a importância dessa primeira parte do evento. “Hoje, com grande alegria, recebemos dra. Daniela Borges para um evento que, a primeira parte dele, vai ser com a advocacia feminina. Esse é um evento exclusivo para as advogadas, fortalecendo o papel e a presença das mulheres na advocacia”, afirmou.
Daniela Borges enfatizou o valor da união e continuidade dos projetos que já vêm sendo realizados ao longo de sua gestão. “Chamar a advocacia que ainda dá tempo de conhecer as nossas propostas, o que fizemos ao longo desses três anos. Tenho certeza que, nos próximos três anos, vamos poder fazer ainda mais”, disse ela, ao convidar os presentes para as eleições da OAB no próximo dia 19 de novembro.
Daniela também declarou sua satisfação por mais uma vez estar em Teixeira de Freitas. “É muito bom estar aqui lançando a nossa chapa junto com Ali e Ronaldo, que são pessoas comprometidas com o fortalecimento da advocacia local”.
Ali Abutrabe Neto, candidato à presidência da subseção de Teixeira de Freitas, celebrou a presença dos colegas e da comunidade jurídica local.
“Hoje nós estamos aqui lançando a nossa chapa, União pela Advocacia 8600. É muito orgulho para nós, dra. Daniela Borges mais uma vez em Teixeira de Freitas, uma cidade que a acolhe como uma filha de coração”, declarou Abutrabe, agradecendo o apoio expressivo que sua chapa vem recebendo. Para ele, a nova chapa representa a continuidade de um trabalho focado em defender e valorizar a classe advocatícia.
Dr. Hermes Hilarião, candidato a vice-presidente estadual, reforçou a importância de um projeto construído de forma colaborativa e voltado para a transformação da advocacia na Bahia.
“Nós temos muitos anos de trabalho, muitos anos de dedicação. A gente construiu um projeto que é coletivo, um projeto que visa transformar a realidade da advocacia da Bahia”, afirmou. Ele também incentivou os advogados a escolherem, no dia 19 de novembro, aqueles que defendem uma OAB forte e independente.
O encontro foi encerrado com um clima de união e confiança entre os presentes, que demonstraram apoio à chapa “União pela Advocacia” e ao projeto de continuidade das conquistas da classe nos próximos três anos.
Essa discurso, Daniela Borges comentou as características que fizeram com que Daniel Moraes fosse escolhido para compor a chapa como candidato a diretor tesoureiro da OAB-Bahia: