CURTAS E PICANTES (99)

Corrida presidencial

Três candidatos disputam a reta de chegada da corrida presidencial. Bolsonaro com 26% (até agora o favorito), Ciro Gomes e Haddad com a mesma pontuação, 13%, disputam o segundo lugar para saber quem irá para o 2º turno, provavelmente, com Bolsonaro. Existem dois fatores importantes nesta corrida. O primeiro é saber quanto será transferido de Lula para seu candidato, o segundo fator é a rejeição alta de Bolsonaro, que tira o sono dos seus estrategistas de campanha. Na medida em que a campanha esquenta, Bolsonaro é alvo dos adversários, que exploram a sua rejeição. Porém, Marina Silva, que vem perdendo folego, e Geraldo Alckmin, que não cresce, ainda não estão fora do páreo, mas dificilmente chegarão no 2º turno.

A disputa na Bahia

Tudo indica que Rui Costa ganha no primeiro turno, conforme tem mostrado as pesquisas. Porém, os adversários continuam indo à luta e mantêm viva a chama da esperança. Zé Ronaldo, um homem acostumado a enfrentar desafios, tem mostrado o seu programa de governo e atacado os pontos fracos do governo de Rui Costa, principalmente na questão dos altos índices de violência que têm transformado o Estado da Bahia em um dos mais violentos do Brasil. A falta de investimentos na educação também tem sido criticada pela campanha de Zé Ronaldo. O maior problema que Zé Ronaldo tem enfrentado é o fato de ser desconhecido na grande maioria das cidades baianas. Mas, é um bom candidato.

 

Imbassahy e Paulo Câmara

Mais uma vez a dupla do PSDB, o deputado Antônio Imbassahy e Paulo Câmara, esteve em Teixeira, na última sexta-feira (14) fazendo campanha eleitoral. Foi recebido pelos vereadores Agnaldo da Saúde, presidente da Câmara de Vereadores, e pelo líder do Governo Ronaldo Baitakão, estiveram presentes também o secretário de Agricultura Dori Neves e sua equipe, que teve sua Secretaria beneficiada com as verbas conseguidas pela dupla, que mesmo antes de ser votada em Teixeira de Freitas conseguiu liberar, junto ao governo federal, vários benefícios para a pasta da agricultura, como patrulha mecânica, poços artesianos, farinheiras e apoio para a agricultura familiar.

Candidatos de oposição

Os candidatos a deputado de oposição em Teixeira de Freitas serão os mais votados. Para federal a disputa está sendo entre Uldurico Jr. e Caio Checon, e para estadual a disputa é entre Lucas Bocão e Marta Helena. Para federal a 3ª posição está sendo disputada entre o Pastor Eunápio e Ronaldo Carletto. Já para estadual, o 3º colocado, a disputa se dá entre Cabo Alencar e Robinho. Como se pode observar, as pesquisas mostram que os candidatos da região são os preferidos pelos eleitores de Teixeira. Dos candidatos da situação os mais votados de Teixeira serão Ronaldo Carletto e Robinho, consequentemente irão indicar os cargos do governo em Teixeira.

Eleitores indecisos

Em pesquisa realizada faltando 30 dias para a eleição, o número de eleitores indecisos na pesquisa espontânea, tanto para federal como estadual, ainda era muito grande, atingia 80%. Portanto, as campanhas irão ganhar as ruas na tentativa de conquistar os eleitores que estão desmotivados a votar nesta eleição. Os cinco fatores que mais vão influenciar na decisão do voto são: honestidade (ficha limpa) 27%, propostas (projetos) 17%, candidatos da região (conhecidos) 12%, capacidade (competência) 7%, serviços prestados (histórico de trabalho) 6%. Esses 5 fatores somam 69% dos eleitores, e 21% não opinaram. Outros 6 fatores reunidos somam 10%.

Fonte: Dilvan Coelho

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui