CURTAS E PICANTES (71)

Saúde é prioridade (1)
Quanto mais se tem investido na saúde de Teixeira, mais tem aumentado a demanda, porque pacientes de outras cidades procuram atendimentos da alta complexidade. Segundo o vereador Marcílio Goulart (PT), a saúde de Teixeira já é uma referência devido à qualidade dos seus serviços hospitalares. Entretanto, o prefeito Temóteo Brito vem afirmando que pegou a saúde na UTI e já melhorou 40%, mas, com certeza, vai chegar a uma situação em ser, de fato, uma referência na Bahia. O fato é que, hoje, as maiores reclamações da população estão na saúde, depois vem a violência, o desemprego e a educação.

Capacidade de negociação
No episódio da paralisação da educação, 2 personagens saíram fortalecidos: a professora Francisca Brasília, que mostrou independência e altivez em defesa da classe que ela representa, e o prefeito Temóteo Brito, que deu exemplo de capacidade de negociação a seus subordinados. Parabenizamos às duas lideranças, que tiveram sabedoria para contornar o impasse que poderia desaguar numa grave crise política e institucional. Na crise, o importante é ser flexível, de nada adianta o espírito beligerante de “cabeças premiadas”, que podem trazer complicadores para a gestão, que hoje vive momentos difíceis. A grande maioria dos conflitos se resolve na mesa de negociação.

Comunicação e publicidade
Alguns “marketeiros” confundem comunicação com publicidade. O atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quando ainda nem sonhava ser político e era um megaempresário, quando ia lançar um grande empreendimento, preferia uma notinha favorável numa coluna bem lida, do que uma página inteira de publicidade no The New York Times, o maior jornal do mundo. Comunicar não é o que você diz, é o que os outros entendem. Fazer release e distribuir na imprensa para sair como se fosse um carimbo é o erro que vemos na maioria dos comunicadores. A informação tem que ter calor, não pode ser fria. A vingança é que é um prato servido gelado.

Candidaturas a deputado
As candidaturas de deputado em Teixeira estão num compasso de espera, muito vai depender da definição da chapa majoritária para o governo da Bahia. Se ACM Neto for candidato, reforça as candidaturas de oposição, se não for, enfraquece as mesmas. Para deputado federal, os dois candidatos que aparecem bem nas pesquisas de Teixeira é Uldurico Jr. e Caio Checon, tudo indica que Caio não será candidato, não sendo, Uldurico irá navegar como candidato da terra ao lado do Pastor Eunápio. Para deputado estadual, dos 6 nomes que aparecem – Marta Helena, Lucas Bocão, João Bosco, Agnaldo da Saúde, Jean Prates e Cabo Alencar -, ainda existem muitas incertezas. Com o espaço vazio, os candidatos de fora ganham força em Teixeira.

Candidatos a governador
Os dois pré-candidatos mais fortes na Bahia é o governador Rui Costa, candidato à reeleição, e o prefeito de Salvador, ACM Neto. Sem dúvida que a candidatura de Rui Costa deverá sofrer um abalo com o envolvimento em corrupção de seu padrinho político, o ex-governador Jacques Wagner. Se, de fato, isso ocorrer, a candidatura de Neto ganha força e vai estimular ele a ser candidato, resta saber se o caso Geddel não vai contaminar a candidatura de Neto também, pois Lúcio, irmão de Geddel, insiste em não sair do PMDB, e Neto precisa do Partido por causa do tempo de TV e Rádio na propaganda eleitoral.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui