CURTAS E PICANTES (55)

SOS Municípios

Prefeitos estão demitindo nos quatro cantos da Bahia. Com a palavra Eures Ribeiro (PSD), o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB): A arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) despencou 20% em relação ao ano passado. E o dinheiro da repatriação ficou em 5% do que foi praticado no fim do ano, muito abaixo das expectativas. Os prefeitos não têm outro jeito. O limite de gasto com pessoal imposto pela lei estourou. Ou eles apertam o cinto ou vão morrer. É ruim, é frustrante demitir em tempo de crise, mas, ou demite ou as contas vão ser rejeitadas, essa é a regra.

Trabalho e rigor

O prefeito Temóteo Brito, em entrevista exclusiva ao site Foconopodr.com, declarou em alto e bom som que está encarando a crise que os municípios estão vivenciando com “trabalho e rigor nos gastos”. Temóteo se vangloria de que já foi prefeito duas vezes e também deputado outras duas, e que nunca teve sequer uma conta rejeitada. Ele quer deixar um legado de que o seu governo fique marcado pelo trabalho e pelo rigor com os gastos, e mesmo no tempo de crise Teixeira está avançando na infraestrutura, com ruas sendo asfaltadas, na saúde, com novas conquistas, e na geração de empregos, com vários empreendimentos acontecendo.

Inauguração da Policlínica

O governador Rui Costa estará inaugurando em Teixeira de Freitas no dia 17 de novembro a primeira policlínica da Bahia, uma obra do governo do Estado de 25 milhões de reais. A policlínica será gerida por um consórcio entre as 13 prefeituras do território do Extremo Sul, e os gastos serão divididos, sendo 40% para o Governo do Estado e 60% será rateado entre os municípios proporcionalmente, de acordo com a população. O prefeito Temóteo Brito, presidente reeleito do Consórcio, está propondo que o Hospital Municipal e a Maternidade sejam geridos pelo Consórcio, uma vez que atende os pacientes de toda a região, e, segundo ele, não é justo Teixeira sozinha pagar a conta.

Rui Costa em Teixeira

Segundo o prefeito Temóteo Brito, o governador vai passar 3 dias em Teixeira e vai atender às reivindicações dos prefeitos de toda a região. O chefe do cerimonial do Governo do Estado esteve em Teixeira com uma comitiva, para programar o evento de inauguração da Policlínica, cuja solenidade será as 10h, na praça do Rondelli, mas, antes, às 8h, se reunirá com os prefeitos e a imprensa na Policlínica para falar sobre o funcionamento da mesma. A noite está previsto um megashow, patrocinado pelo Governo do Estado, com César Menotti & Fabiano e que deve acontecer no Parque de Exposições.

Prioridades do Governo

O governador Rui Costa elegeu como prioridade número um fazer da saúde da Bahia uma referência no Brasil, para tanto, está inaugurando uma série de obras. De imediato, serão 4 policlínicas iguais a de Teixeira e tem mais sete em construção, está previsto inaugurar dois hospitais de grande porte, um em Ilhéus, com 200 leitos, e outro na chapada do cacau, em Seabra. Além da saúde, o governador está fazendo uma série de obras de infraestrutura, está asfaltando várias estradas. Aqui na região asfaltou a de Ibirapuã, está asfaltando a de Jucuruçu, e vai asfaltar a de Itanhém a Bertópolis, além de recuperar a BA-290.

Sucessão na Bahia

Mesmo Rui Costa estando com o governo bem avaliado, mas, vai enfrentar um páreo duríssimo contra ACM Neto, que também tem uma administração superbem avaliada em Salvador. O grande trunfo de Neto no interior da Bahia é, sem dúvida, o legado do seu avô, carinhosamente chamado de Cabeça Branca e que a Bahia hoje chora sua falta, sobretudo porque era um homem que amava a Bahia acima de tudo. Pesquisas recentes dão conta de que Neto está com 54% e Rui Costa 24%. Entretanto, esta pesquisa do Instituto Paraná não é confiável, porque foi o mesmo que dava a vitória a Paulo Souto. Aqui na região, Neto está bem na fita e tem recebido apoios voluntários.

 

 

 

Dilvan Coelho

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui